Laboratório de pesquisa em Nutrição lança dia 15 o filme ‘Não é uma escolha’

09/02/2022 - 13:52  •  Atualizado 16/02/2022 10:40

A obesidade é o tema central do curta-metragem Não é uma escolha, que será lançado nesta terça-feira, 15, às 19 horas, no Cine Jardins. O filme é uma produção do Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Saúde de Populações (Pensa), vinculado aos programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e em Nutrição e Saúde da Ufes.

“A obra trata da questão da obesidade, seus determinantes e políticas de promoção da saúde. Discutimos que não se trata apenas de saber escolher alimentos mais saudáveis ou realizar atividades físicas, mas sim de ter acesso e o privilégio de escolher o que comer e quando comer, e fazer atividade física”, explica a professora Maria del Carmen Molina, coordenadora do projeto e do Pensa.

Após a exibição, haverá espaço para debate com os pesquisadores e o diretor Marx Braga, da produtora Macaraú Filmes.

O curta terá apresentação única, com entrada gratuita. O Cine Jardins fica localizado no Shopping Jardins, no bairro Jardim da Penha, em Vitória.

Não é uma escolha conta com recursos do projeto Enfrentamento da Obesidade na Atenção Primária à Saúde (APS) do Espírito Santo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o laboratório

O Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Saúde de Populações (Pensa) envolve estudos multidisciplinares sobre nutrição, atividade física e saúde de populações. Suas atividades foram iniciadas em 2007 e a temática central é o diagnóstico populacional, incluindo os determinantes socioeconômicos, culturais e biológicos dos agravos crônicos não transmissíveis, em especial, da obesidade e da hipertensão arterial.

O Pensa também desenvolve estudos sobre nutrição e saúde de crianças em diferentes cenários, visando fornecer subsídios à realização de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. Além desses, o grupo desenvolve pesquisas de validação de métodos e instrumentos de coleta de dados para estudos populacionais de grupos etários específicos.

Texto: Jorge Medina