Laboratório de Estatística abre novas vagas para consultoria a projetos de pequeno porte

28/09/2022 - 16:47  •  Atualizado 30/09/2022 10:00

O Laboratório de Estatística (Lestat) da Ufes abriu 20 novas vagas neste semestre letivo para assessoria estatística a projetos de pequeno porte. O serviço é aberto à comunidade interna e externa.

Para solicitar o atendimento, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail lestat@grupos.ufes.br. Após a inscrição, será feita uma triagem, para que a equipe do Laboratório verifique a viabilidade de atendimento, que é realizado por ordem de solicitação.

A assessoria é realizada por estudantes do curso de Estatística, sob a orientação de um professor do departamento vinculado ao Lestat. Caso o interessado seja aluno de algum curso de graduação ou programa de pós-graduação, é recomendada a presença de seu orientador no atendimento.

O Lestat tem por objetivo disponibilizar à comunidade em geral consultorias em estatística para dar apoio a pesquisas e atividades ligadas a problemas reais, que necessitam de análise estatística dos dados. Com as atividades do laboratório, o Departamento de Estatística pretende divulgar a Estatística em suas diversas áreas de atuação; complementar a formação profissional dos estudantes do curso, criando oportunidades de aplicação das técnicas estudadas ao longo da graduação; e promover a interação da Estatística com outras áreas do conhecimento dentro da Universidade e com outras instituições públicas e privadas

Contrapartida

O serviço do Lestat é gratuito, porém são exigidas contrapartidas, caso o atendimento envolva a realização de análises estatísticas e produção de relatórios. Entre as contrapartidas requeridas estão: coautoria em trabalhos publicados fundamentados em análises por parte dos alunos que as fizeram; autorização para uma eventual utilização dos dados para fins didáticos, com a fonte devidamente citada; e autorização para uma eventual utilização dos dados para fins de ilustração de métodos científicos, apresentados em congressos ou publicações, com a fonte devidamente citada e/ou coautoria por parte do solicitante; e autorização para que os alunos que desenvolveram as análises eventualmente façam uma apresentação oral e pública dos resultados obtidos.

O Laboratório também não aceita demandas que requeiram confidencialidade total do banco de dados.

Mais informações estão disponíveis no site do Lestat.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Imagem: Freepik