Estão abertas até esta sexta-feira, 20, as inscrições para uma convocatória que selecionará 25 pessoas interessadas em participar do Laboratório de Crítica em Artes da Cena (LACRAR.Lab). Por meio dessa iniciativa, que é gratuita, os participantes poderão se capacitar para a produção de textos críticos sobre espetáculos e obras em artes da cena.
O Laboratório tem como público-alvo indivíduos com 18 anos ou mais, que pertençam a grupos e corporeidades dissidentes, sejam LGBTQIAPN+ com foco em identidades femininas (mulheres trans, cis e travestis), e pessoas não binárias, negras e indígenas residentes no Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro. O curso será realizado no período de 2 a 24 de março.
O Laboratório é uma produção da Maytê Hensso Criações Artísticas e conta com apoio institucional do Palácio da Cultura Sônia Cabral, além de parceria da Ufes e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A realização é da Descalços Cia. de Artes e do Fundo de Cultura (FunCultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Ministério da Cultura (Minc).
Programa
O Laboratório de Crítica em Artes da Cena terá formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais, e carga horária total de 48 horas. Serão oito horas de aulas virtuais síncronas, distribuídas em duas horas por dia, no período de 2 a 5 de março, das 18h às 20h. As demais etapas serão presenciais. Uma delas será a participação em 20 horas de aula, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, localizado no Centro de Vitória.
Também haverá, de forma presencial, duas apreciações e escritas críticas. Em ambas os participantes assistirão uma obra no Sônia Cabral e, ao final, será realizado um bate-papo com os artistas. Posteriormente, cada um terá que elaborar uma crítica sobre o que foi observado.
Todas as informações estão disponíveis no edital anexado abaixo.
Universidade Federal do Espírito Santo