IV Mostra de Astronomia do Espírito Santo prorroga inscrições de trabalhos até 31 de julho

29/06/2021 - 19:32  •  Atualizado 30/06/2021 19:55

Foi prorrogado até 31 de julho o período de inscrições para a IV Mostra de Astronomia do Espírito Santo (Maes) 2021, que será realizada no segundo semestre. O evento tem o objetivo de reunir trabalhos de natureza científica nas áreas de Astronomia, Astrofísica, Astronáutica e Cosmologia, e disciplinas correlatas.

Podem participar estudantes do nono ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, que deverão ser orientados por um professor-tutor na apresentação de seus projetos científicos. Os interessados devem se inscrever no site www.cosmo-ufes.org/maes2021.

Os trabalhos classificados terão os artigos publicados nos Cadernos de Astronomia do Núcleo Cosmo-Ufes. Todos os participantes receberão certificados, e os melhores trabalhos ganharão medalhas, além de bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICjr) oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Mostra de Astronomia do Espírito Santo é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação da Ufes (PPGCosmo-Ufes), pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Ufes (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A Maes 2021 contará com as presenças de astrônomos brasileiros que participarão das apresentações dos trabalhos.

Etapas

A Mostra será realizada em três etapas. A primeira será inteiramente virtual, e as equipes com inscrição deferida deverão enviar um vídeo até o dia 1º de agosto, com duração de cerca de 10 minutos, descrevendo o trabalho e um resumo. Uma banca de até quatro membros, escolhidos entre os membros do comitê organizador que não tenham trabalhos inscritos na mostra, deverá assistir aos vídeos, entrevistar os alunos e fazer a seleção, usando critérios estabelecidos e amplamente divulgados previamente.

A segunda fase será presencial e ocorrerá nos três municípios onde estão situados os campi da Ufes nas seguintes datas: dias 16 e 17 de setembro em Alegre; 23 e 24 de setembro em São Mateus; e 14 e 15 de outubro no campus de Goiabeiras, em Vitória. Já a terceira e última etapa, também em formato presencial, está agendada para 2 e 3 de dezembro, no Ifes em Guarapari.

A Maes organiza, paralelamente à apresentação dos trabalhos, palestras de divulgação científica, sessões de observações astronômicas e de planetário móvel. Neste ano, durante a última etapa, ocorrerá também a Maes Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental até o oitavo ano.

Outras informações podem ser obtidas na página www.cosmo-ufes.org/maes2021 ou pelo correio eletrônico mostra@cosmo-ufes.org.

Texto: Jorge Medina