Inteligência artificial aplicada à gestão pública é tema de seminário internacional no CCJE

29/09/2022 - 16:41  •  Atualizado 03/10/2022 19:36

Automatização de tarefas; otimização de processos; desenvolvimento de serviços; previsão de acidentes; identificação de fraudes. Estes são alguns dos benefícios do uso da inteligência artificial em órgãos públicos, tema que será discutido no seminário internacional Inteligência Artificial Aplicada à Gestão Pública.

O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Ufes (PPGGP), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC), acontece entre os dias 3 e 6 de outubro, às 16 horas, em formato virtual. A participação é gratuita e garante entrega de certificado aos inscritos. As inscrições podem ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário no link https://bityli.com/PSjIBlK.

Os temas abordados no evento representam a área de concentração do PPGGP. O seminário será aberto com uma palestra ministrada pelo professor Leonado Flach, da UFSC, apresentando a temática Machine Learning aplicada na gestão, e contará com a moderação de Marco Antônio Olsen, coordenador do curso de Direito da Ufes.

Já nos dias 4, 5 e 6, será oferecido um curso abordando a temática central Tecnologias “morais” e desenvolvimento científico: perfis éticos e legais. Silvia Salardi, professora da Universidade de Milão-Bicocca (UNIMIB), conduzirá a atividade, que será dividida em três assuntos: Neurotecnologias: da terapia ao aprimoramento (dia 4); As implicações éticas da IA na medicina (dia 5); e A ética da investigação científica com animais no contexto europeu (dia 6). Os cursos terão como moderadores, respectivamente, os professores da Ufes Bruno Fiorin (Gestão Pública e Enfermagem); Marco Antônio Olsen; e Margareth Zaganelli (Direito e Gestão Pública). Margareth Zagnelli é a coordenadora científica na Ufes do projeto KA107 do Programa Europeu Erasmus+.

Internacionalização

A professora Lucilaine Pascuci, coordenadora do PPGGP, lembra que o evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e representa “rica oportunidade de disseminação de conhecimento aos discentes do PPGGP, aos servidores da Ufes e também à comunidade”.

Segundo ela, o programa tem buscado intensificar as interações junto a renomadas instituições de pesquisa nacionais e internacionais: “Este seminário internacional é mais uma importante iniciativa voltada à internacionalização do Programa”.

O evento integra algumas ações que vêm sendo desenvolvidas em um acordo de cooperação entre UNIMIB e Ufes, no projeto KA107 do programa europeu Erasmus+, cofinanciado pela União Europeia. O seminário tem apoio institucional da Ufes e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Imagem: Adobe Stock