Inscrições para o SiSU 2024 começam na segunda, dia 22. Ufes ofertará 5.026 vagas

18/01/2024 - 18:43  •  Atualizado 22/01/2024 16:32

Começa na segunda-feira, dia 22, o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. Os candidatos a uma vaga em instituição federal de ensino superior poderão se inscrever até as 23h59 do dia 25 de janeiro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

Este ano haverá uma única etapa de inscrição, que valerá para cursos com início no primeiro ou no segundo semestre. A Ufes ofertará 5.026 vagas para os dois semestres letivos de 2024, sendo 2.551 delas destinadas à reserva legal prevista na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). As oportunidades estão distribuídas em 99 cursos nos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), São Mateus e Alegre.

A previsão é que o resultado do SiSU 2024 seja divulgado no dia 30 de janeiro, mas o candidato que se inscrever na lista de espera poderá ser convocado posteriormente.

Os candidatos interessados em ingressar em um curso na Ufes poderão obter informações sobre os cursos que serão ofertados, como o número de vagas, as notas mínimas exigidas e o peso de cada resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Termo de Adesão, que é o documento firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade.

Além do Termo, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes também divulgou o Edital Regulamentador, no qual estão estabelecidas as normas, as rotinas e os procedimentos necessários para se ter acesso aos cursos de graduação da Universidade. Os dois documentos estão disponíveis nesta página, onde também serão publicadas todas as informações relativas ao processo seletivo. A Prograd recomenda que os candidatos acompanhem o site regularmente.

Nova lei de cotas

Com a atualização da Lei de Cotas no ensino federal, entrou em vigor em novembro de 2023 a Lei 14.723/23, que trouxe alterações à lei anterior, como a mudança do mecanismo de ingresso dos cotistas no ensino superior federal, a redução da renda familiar para reservas de vagas e a inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários das cotas.

Durante a realização do Painel sobre o Aprimoramento da Lei de Cotas no Ensino Federal, em novembro, a pró-reitora de Graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, apontou que a nova Lei de Cotas prevê a reserva, no Espírito Santo, de 57,22% das vagas para pretos, pardos e indígenas (PPI); de 0,41% para quilombolas; e de 8,28% para pessoas com deficiência (PcD), além de cotas para estudantes advindos de escolas públicas. Os cotistas serão distribuídos em dois grandes grupos de vagas reservadas: renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo (baixa renda); e independente de renda.

Para ilustrar o que acontecerá a partir das mudanças, ela exemplificou da seguinte forma: em um curso que ofereça 100 vagas, 50 seriam destinadas às cotas. Dessas 50 vagas, 25 seriam para o grupo “independente de renda”, sendo 15 para pretos, pardos e indígenas (PPI), três para pessoas com defidiência (PcD), sete para oriundos de escolas públicas; e nenhuma para quilombolas. As outras 25 vagas seriam destinadas ao grupo “baixa renda”: PPI ficaria com 15 vagas; PcD com três; estudantes de escola pública com seis; e quilombolas com uma vaga.

Outra alteração trazida pela nova Lei de Cotas diz respeito ao modo de distribuição das vagas para PcD. Uma alteração no sistema eletrônico do MEC garantiu que todo curso seja obrigado a destinar ao menos uma vaga para pessoas com deficiência. Além disso, antes as PcDs eram divididas em quatro modalidades; a partir de agora, será somente uma. “Estes são dados importantes que vão, obrigatoriamente, ampliar bastante a quantidade de pessoas com deficiência no interior das universidades públicas”, ressaltou Gontijo durante o evento.

Como fazer a inscrição no Sisu:

- Ao acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, entre na página do Sisu e, em seguida, clique em "Entrar com gov.br ou fazer cadastro".

- Confirme seus dados. Se necessário, você pode alterá-los a qualquer momento, na barra superior.

- Em "Minha inscrição", é possível escolher duas opções de curso. Na barra de buscas também é possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso.

- Ao clicar no curso de preferência, aparecem mais detalhes e modalidades disponíveis. Escolha uma das opções e clique em "Escolher esta modalidade".

- Para concluir a inscrição, clique em “Confirmar minha inscrição”. Você poderá conferir suas informações na parte de "Minha inscrição" e mudar suas opções enquanto durar o período de solicitação do Sisu.

Na Ufes, o 1º semestre letivo de 2024 terá início no dia 11 de março, e o 2º semestre em 12 de agosto.

Texto: Thereza Marinho