Inscrições abertas para seminário sobre papel da Arquivologia para a cidadania cultural

05/10/2022 - 11:54  •  Atualizado 07/10/2022 19:37

Estão abertas as inscrições para o VI Seminário em Arquivologia da Ufes. O evento acontece nos dias 19 e 20 de outubro de 2022, no auditório Manoel Verez, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.

Com o tema Gestão e patrimônio: o papel da Arquivologia para a cidadania cultural, o evento tem o objetivo de discutir experiências de pesquisa relativas à gestão documental, patrimônio e entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. O seminário é voltado para profissionais, pesquisadores e estudantes universitários que desejam adquirir e trocar experiências sobre o tema, incluindo pesquisadores do Grupo de Pesquisa Archivum: sociedade, informação e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) e dos cursos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia da Ufes, além de convidados capixabas e nacionais. Veja abaixo a programação completa.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 19 de outubro. É solicitada a doação de 1 quilo de alimento não perecível no ato da inscrição. Os participantes que cumprirem 75% da carga horária receberão certificado.

Outras informações sobre o seminário, submissão de trabalhos, programação, participantes e inscrições estão disponíveis no site www.arquivologiaufes2022.blogspot.com.br.

Conheça a programação:

19h – Mesa de abertura

19h30 – Início das conferências:

- Pertencimento e uso do patrimônio, com Erika Kunkel Varejão (presidente do Instituto Modus Vivendi/IMV)
- Arquivo, gestão e patrimônio, com Cilmar Franceschetto (diretor do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo/APEES)
- Mediadora: Margarete Farias de Moraes (professora do Departamento de Arquivologia da Ufes)

16h30 – Apresentação de resumos

19h30 – Início das conferências:

- O papel da tecnologia aplicada aos arquivos, com Mauro Domingues (arquivista do Arquivo Nacional)
- Gerenciamento, governança e políticas arquivísticas para o patrimônio cultural, com Welder Antônio Silva (professor da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG)
- Mediadora: Tânia Barbosa Salles Gava (professora do Departamento de Arquivologia da Ufes)

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes