Inscrições abertas para quatro cursos de mestrado. Confira as oportunidades

23/07/2020 - 18:54  •  Atualizado 23/07/2020 20:15

Quatro programas de pós-graduação estão com inscrições abertas neste mês de julho, totalizando quase 50 vagas para ingresso em cursos de mestrado (veja os editais anexados abaixo). No campus de Goiabeiras, as oportunidades são para os Programas de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, em Economia e em Informática. Já no campus de Maruípe, os interessados poderão se candidatar ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas.

Confira as ofertas:

Informática (mestrado)

Inscrições até 24 de julho para ingresso no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), pelo e-mail ppgi@inf.ufes.br. Podem concorrer às 15 vagas remanescentes os egressos de cursos de graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou em áreas afins, que tenham realizado o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (Poscomp), organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Serão aceitos os resultados das duas últimas edições.

Além da nota no Poscomp, serão avaliados o Currículo Lattes e a declaração de proficiência em língua inglesa dos candidatos.

Contato: ppgi@inf.ufes.br

Biologia Vegetal (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) receberá, até as 17 horas de 28 de julho, inscrições para quatro vagas de seu curso de mestrado. Os interessados deverão enviar a documentação exigida para o e-mail ppgbvselecao20202@gmail.com.

Poderão participar do processo seletivo os portadores de diplomas de cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas ou Ciências Agrárias, ou estudantes finalistas desses cursos. As duas fases da seleção serão a Avaliação do Projeto de Pesquisa e a Análise de Currículo, que ocorrerão de forma remota.

Os aprovados deverão comprovar proficiência em língua inglesa em até 12 meses após a matrícula por meio de certificação ofertada pelo Núcleo de Línguas da Ufes.

Contato: ppgbvselecao20202@gmail.com

Ciências Odontológicas (mestrado)

Estão abertas as inscrições para 13 vagas no curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO). Do total ofertado, uma vaga será reservada a candidato preto, pardo ou indígena (PPI) e uma para candidato portador de deficiência. Os interessados podem se inscrever até 3 de agosto pelo e-mail pos.cienciasodontologicas@ufes.br. Dentre os documentos exigidos, está o certificado de proficiência em língua inglesa.

O público-alvo da seleção são bacharéis em Odontologia, assim como estudantes finalistas desse curso. As oportunidades serão distribuídas entre as três linhas de pesquisa do Programa: Etiopatogênese das doenças da boca; Métodos de diagnóstico e tratamento das alterações odontológicas; e Epidemiologia, promoção de saúde bucal e ensino odontológico.

O processo seletivo será composto de duas etapas: Avaliação da Proposta Preliminar de Estudo e Entrevista; e Avaliação do Curriculum Vitae. As entrevistas e apresentações das propostas ocorrerão pela plataforma Cisco Webex ou Conferência Web - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Contato: pos.cienciasodontologicas@ufes.br

Economia (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco) disponibilizará 16 vagas para os egressos de cursos de graduação plena. Para classificar os candidatos, o Programa usará exclusivamente os resultados do Exame de Seleção da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Exame Anpec 2021), que está com inscrições abertas. Os interessados poderão se candidatar até 30 de setembro pelo endereço www.anpec.org.br.

A prova de inglês, assim como as demais do Exame, não poderá ser entregue em branco. No entanto, o candidato que não obtiver a pontuação mínima para comprovar aptidão nesse idioma terá prazo de um ano, após a data da primeira matrícula, para entregar o certificado de proficiência em língua inglesa.

Contato: pos.economia@ufes.br

Mais informações sobre pré-requisitos e documentação exigida para a inscrição, prazo para matrícula e início das aulas, entre outras, podem ser obtidas nos documentos anexados abaixo. Os resultados das etapas dos processos seletivos devem ser acompanhados pelos sites dos respectivos programas de pós-graduação e por outros meios especificados nos editais.

Texto: Nábila Corrêa