Inscrições abertas para o X Colóquio de História das Doenças

Estão abertas as inscrições para o X Colóquio de História das Doenças. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, no campus de Goiabeiras, em Vitória, e vai reunir pesquisadores de diferentes estados do país que analisarão a saúde e a doença em seu tempo histórico e espaços específicos. O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão simultânea.

A programação contará com a realização de conferência de abertura, mesas-redondas, sessões de comunicações coordenadas, palestras e minicurso. Dentre os temas que serão debatidos estão a “cura gay”, vacina e negacionismo, fome e insegurança alimentar no Brasil, doenças infantis e controle por meio de vacinas, patrimônio e saúde, educação e saúde e doença falciforme.

Os interessados em apresentar trabalhos e participar de minicursos e oficinas devem se inscrever até 31 de julho. Para as mesas coordenadoras, as inscrições vão até 25 de agosto. Já para os ouvintes, as inscrições poderão ser feitas até o dia do início do evento, 13 de setembro.

Os coordenadores do Colóquio destacam a importância do evento. “Trata-se de um evento multidisciplinar, aberto a pesquisadores de diferentes áreas e tem como foco fortalecer as múltiplas interfaces de saberes que se conectam à história das doenças e seu entorno. A finalidade principal é criar um espaço de debate e trocas de experiências acadêmicas entre diferentes pesquisadores do país e incentivar o debate sobre estudos das doenças, as artes de curar e as políticas públicas de Estado, além de divulgar a produção científica relacionada com a história das doenças e as práticas de cura”.

Público-alvo

O X Colóquio de História das Doenças destina-se prioritariamente a pesquisadores, graduandos e pós-graduandos de História, Enfermagem, Antropologia, Medicina, Ciências Sociais e áreas afins, especialmente àqueles interessados nas pesquisas sobre os impactos sociais que as doenças provocam na sociedade e nas fontes disponíveis para o seu estudo.

A realização do Colóquio é resultado da parceria entre os programas de pós-graduação em História Social das Relações Políticas da Ufes, História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais informações sobre inscrições, programação e pesquisadores convidados estão disponíveis no endereço eletrônico https://chd.es.com.br.

Texto: Jorge Medina

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)