Inscrições abertas para o 10º Simpósio do Produtor de Conilon

Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon da Ufes realiza em 16 de setembro o 10º Simpósio do Produtor de Conilon. Com o tema Conilon e robusta no Brasil e no mundo, o evento discutirá o mercado e a qualidade dos cafés produzidos no país e no exterior.

Os interessados podem se inscrever até o dia do evento no endereço www.cafeconilon.com, onde também estão disponíveis informações sobre a programação, participantes convidados e a produção científica do núcleo. O Simpósio é aberto ao público, gratuito e será realizado em formato on-line. O link para participar será disponibilizado no dia do evento.  

A abertura das atividades será às 19 horas, com a palestra do coordenador geral do Simpósio e diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes, Fábio Luiz Partelli. Ele falará sobre a contribuição da Universidade na produção científica e na formação de recursos humanos nas áreas cafeeiras. Na sequência, o diretor da empresa especializada em agronegócio P&A, Carlos Brando, falará sobre o mercado de café conilon/robusta no mundo.

A programação do Simpósio inclui palestras sobre produção do café arábica no Espírito Santo, experiências de sucesso de cafeicultores e homenagens. Haverá ainda um sorteio no valor de R$ 500 reais entre os participantes.

Vídeos

Além de palestras, 11 vídeos que relatam as experiências de produtores de café de diversos países, como Vietnã, México, Brasil, Angola, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Índia, Indonésia, Timor Leste e Uganda, ficarão disponíveis para acesso público no dia do Simpósio.

“Com esses vídeos, vamos conhecer o que está sendo feito em outros países relacionados à cafeicultura. Teremos a oportunidade de saber o que eles estão fazendo e quais as tecnologias que estão sendo utilizadas. Além de contribuir com informações atualizadas sobre a melhoria no manejo do café, os vídeos vão oferecer novos conhecimentos, não apenas para os cafeicultores, mas também para os consumidores e produtores”, ressalta Partelli.

O conteúdo do 10º Simpósio do Produtor de Conilon será editado em livro com tiragem de 1.400 cópias impressas para distribuição gratuita e disponibilização on-line em formato PDF. O livro Café conilon: desafios e oportunidades, referente ao simpósio do ano passado, bem como outras edições, já está disponível para consulta no endereço https://cafeconilon.com/category/livros-e-publicacoes/.

Contribuição

A Ufes é a instituição que mais contribuiu com a publicação de artigos científicos sobre a cultura do café tipo conilon e robusta entre os anos de 2012 e 2020. Dos 733 artigos científicos publicados sobre essas espécies em todo o mundo, mais de 300 foram produzidos por instituições brasileiras e, destes, 129 artigos foram produzidos pela Ufes a partir da atuação de estudantes, técnicos e professores da Universidade em trabalhos de iniciação científica, monografias, dissertações e teses.

Conforme enfatiza o professor Partelli, o Simpósio trará informações relevantes não apenas para os cafeicultores e consumidores do produto, mas para estudantes, pesquisadores, engenheiros agrônomos e técnicos do segmento.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, responsável por 75% a 78% da produção nacional; e é responsável por até 20% da produção do café robusta do mundo. O café conilon é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas. É responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola. Atualmente, existem 283 mil hectares plantados de conilon no estado. São 40 mil propriedades rurais em 63 municípios, com 78 mil famílias produtoras. O café conilon gera aproximadamente 250 mil empregos diretos e indiretos.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 2 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.