Inscrições abertas para Congresso Interinstitucional de Contabilidade e Controladoria

07/12/2023 - 11:11  •  Atualizado 10/12/2023 21:10

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Ufes (PPGCON) realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, juntamente com outras quatro universidades do Brasil, o I Congresso Interinstitucional de Contabilidade e Controladoria (Cinco). O evento, de cunho científico e profissional, reunirá estudantes, pesquisadores e profissionais da Contabilidade de todo o país.

O congresso acontecerá em formato remoto, com inscrições no valor de R$ 50. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever até o dia 10/12 no site do congresso, onde também estão detalhes sobre a programação, como a lista de palestrantes e o tipo de atividade.

O coordenador do PPGCON, professor Vagner Marques, afirma que a escolha do formato remoto não é por acaso. Segundo ele, o objetivo do Cinco é “oferecer um evento inovador, acessível a todos, diretamente do conforto da sua tela, enquanto nos conectamos com a comunidade contábil”.

Marques destaca que as atividades são desenvolvidas com o intuito de criar um ambiente propício ao aprendizado e à inovação. Serão apresentadas palestras, minicursos especializados, sessões de apresentação de artigos e projetos de pesquisa, dissertações e teses.

O congresso recebe apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e conta com a participação de universidades das cinco regiões do país. Além da Ufes, representando a região Sudeste, organizam o evento as universidades federais de Santa Maria (UFSM - região Sul); de Mato Grosso do Sul (UFMS - Centro-Oeste); da Paraíba (UFPB - Nordeste) e do Pará (UFPA - Norte).

Confira a programação:

Quarta - 13/12

9h30-11h - Palestra de Abertura: Aplicabilidade de Generative Neural Networks na Contabilidade
11h-12h30 - Palestra: Contabilidade Financeira e Revolução Tecnológica: Implicações e Perspectivas de Pesquisa
13h-14h30 - Palestra: Ensino com Tecnologias Inovadoras
14h30-16h30 - Minicurso: De Sapo a Príncipe - Transformando Evidências em Análise de Dados Qualitativos com o NVivo
17h-19h - Sessões paralelas

Quinta - 14/12

9h-12h30 - Sessões paralelas
13h-15h - Minicurso: Noções Básicas de Revisão Sistemática de Literatura
15h-16h30 - Palestra: Escrita Persuasiva em Estudos Qualitativos
17h-18h30 - Minicurso: Noções Básicas de Técnicas Contábeis e Financeiras com o R