Inscrições abertas para Ciências Fisiológicas, Energia, Engenharia Elétrica e História

20/07/2022 - 15:23  •  Atualizado 21/07/2022 16:08

Estão abertas as inscrições para pós-graduação nas áreas de Ciências Fisiológicas, Energia, Engenharia Elétrica e História. Ao todo, são 82 vagas, sendo 58 para mestrado e 24 para doutorado. Confira as oportunidades:

História (doutorado)

Até 31 de julho estão abertas as inscrições para 15 vagas de doutorado oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis).

Podem participar da seleção graduados em História, Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, Letras, Comunicação Social, Direito, Serviço Social, Economia, Pedagogia, Psicologia, Artes, Arquivologia e Arquitetura, além de profissionais de outras áreas que apresentarem carta endereçada à Banca Examinadora explicando as razões do seu interesse pelo curso. A inscrição deve ser feita pelo e-mail doutorado.historia.ufes@gmail.com.

Contato: ppghis.ufes@hotmail.com

Ciências Fisiológicas (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de doutorado. Serão ofertadas nove vagas e os interessados deverão se inscrever até 31 de julho por meio de formulário on-line. O candidato deverá ter título de mestre na área de Ciências da Saúde, de Ciências Biomédicas ou em áreas afins e, no mínimo, um artigo científico publicado como primeiro autor, ou dois artigos científicos como coautor, em revista indexadas no Journal of Citation Reports (JCR).

Contato: pos.cienciasfisiologicas@ufes.br

Energia (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN) está com inscrições abertas para 12 vagas do curso de mestrado, distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa. As inscrições serão recebidas até 1º de agosto, de forma presencial, na Secretaria Única de Pós-Graduação (Supgrad) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Os interessados também podem encaminhar a documentação exigida à Supgrad pelos Correios (Sedex).

Podem participar do processo seletivo estudantes finalistas e profissionais formados em cursos de graduação (tecnólogo e bacharelado) em Engenharias, Ciências da Computação, Física, Química e Matemática.

Contato: supgrad.ceunes@institucional.ufes.br e (27) 3312-1702

Engenharia Elétrica (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) oferece 46 vagas para ingresso em seu curso de mestrado. As oportunidades estão distribuídas entre as linhas de pesquisa do programa. Os interessados deverão enviar por e-mail a documentação exigida até 1º de agosto.

Os candidatos deverão observar o Fator de Modulação (FM1), que define a relação entre cada linha de pesquisa do Programa e os cursos de graduação aceitos no processo seletivo. Outros cursos de graduação apresentados serão analisados pela Comissão de Seleção, que poderá ou não validar a inscrição.

Contato: ppgee@ele.ufes.br

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização das etapas de seleção e pela divulgação dos resultados.