Inscrições abertas para 1ª Mostra CineMarias e LAB Audiovisual

O CineMarias está com inscrições abertas até 16 de junho para filmes dirigidos por mulheres. As produções irão compor as duas mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e capixaba) da 1ª Mostra CineMarias - Corpo é Território, que será realizada no Cine Metrópolis, de 1º a 3 de setembro.

Durante a mostra, também será realizada a Sessão Especial CineMarias, com obras produzidas a partir do LAB Audiovisual, voltado a jovens mulheres, entre 18 e 35 anos, moradoras de comunidades da Grande Vitória e interessadas em aprender cinema. As inscrições estão abertas até 21 de junho.

As interessadas em apresentar filmes ou participar do LAB podem fazer a inscrição no site www.cinemarias.com.br.

Para a Mostra CineMarias podem ser inscritos filmes brasileiros dirigidos por mulheres cis, trans, travestis e não binárias produzidos a partir de 2018, com duração de até 25 minutos. Cada proponente pode enviar até duas obras dos gêneros documentário, ficção, animação ou híbrido. As realizadoras concorrerão ao troféu CineMarias de Melhor Filme e Melhor Direção em ambas as categorias.

Com o tema Corpo é Território, o CineMarias 2022 propõe uma reflexão sobre a memória social da mulher a partir das experiências de seu corpo individual e coletivo nos espaços que ela ocupa. A Mostra também conta com workshops de criação gratuitos e masterclasses com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba. A programação educativa completa e suas inscrições serão divulgadas um mês antes do evento.

Por meio do cinema e da cultura, o projeto é voltado para o protagonismo de mulheres no cenário audiovisual com difusão de obras nacionais e locais e realização do LAB Audiovisual, uma experiência de educação imersiva para jovens que ainda não tiveram a oportunidade de estudar cinema.

Cinema e poesia

Podem participar do LAB mulheres cis, trans, travesti e não binárias, de 18 a 35 anos, prioritariamente residentes nos bairros abrangidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Espírito Santo ou inscritas no CADÚnico. As participantes receberão uma bolsa-auxílio de R$ 600 para a participação na ação educativa.

As atividades resultarão em produções que misturam cinema e poesia. Serão realizadas videoaulas, aulas presenciais e encontros online de Roteiro, Direção e Montagem, além da oficina de produção de filmes-poesia “Existo Porque Resisto” com a cineasta convidada Joyce Prado. Os filmes serão inspirados em denúncias feitas com base na Lei Maria da Penha e nas vivências pessoais das participantes.

A Mostra CineMarias tem o patrocínio da ArcelorMittal e o apoio da Ufes, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, e do programa Agenda da Mulher, da Vice-Governadoria do Estado do Espírito Santo. A produção é da Lúdica Audiovisual, com realização da Puri Produções e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Com informações da produção do evento.
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.