Inscrições abertas até 8 de maio para cursos de Licenciaturas em Educação do Campo

26/04/2022 - 16:57  •  Atualizado 27/04/2022 18:30

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo (PROCAMPO), que serão recebidas até 8 de maio por meio de formulário on-line disponível em PS PROCAMPO 2022 Extraordinário. Os selecionados ingressarão no 1º semestre letivo de 2022Serão ofertadas, ao todo, 70 vagas, distribuídas da seguinte forma: no campus de Goiabeiras, 14 vagas para Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e oito vagas para Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física); no campus de São Mateus, 13 vagas para Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e 35 para Ciências Naturais (Química, Física e Biologia).

Podem se candidatar ao processo seletivo jovens e adultos residentes em comunidades do campo. Caso haja vagas remanescentes, elas serão destinadas a candidatos com os seguintes perfis, de acordo com a ordem de classificação: professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuam licenciatura na área de atuação; professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo; professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Cinquenta por cento das vagas serão reservadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública de ensino, com subcategorias de cotas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI); e para candidatos com deficiência.

A seleção será realizada por meio de prova de redação, no gênero textual memorial, que deve ser enviada no momento da inscrição. O candidato deverá escrever sobre seu processo formativo escolar e não escolar e a educação do campo, destacando marcos históricos importantes de sua trajetória, numa perspectiva crítico-reflexiva. O memorial não poderá trazer nenhuma informação que possibilite a identificação do candidato, sendo desclassificados aqueles que descumprirem essa exigência.

Todas as informações sobre o processo seletivo também estão disponíveis no edital em anexo.

Sobre o curso

A Licenciatura em Educação do Campo visa a formação e habilitação de profissionais para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e médio, tendo como objeto de estudo e de práticas as escolas de educação básica do campo, articulando três dimensões do perfil de formação: preparar para a habilitação da docência por área de conhecimento, para a gestão de processos educativos escolares e para a gestão de processos educativos comunitários.

Texto: Nábila Corrêa