Inscrições abertas até 30/1 para cursos de Licenciatura em Educação do Campo

Os interessados em concorrer às vagas ofertadas em cursos de Licenciaturas em Educação do Campo têm até 30 de janeiro para se inscrever por meio de formulário on-line disponibilizado na Página de Acompanhamento do processo seletivo. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50.

Inicialmente, as inscrições para o Processo Seletivo Procampo/Ufes 2023 seriam realizadas no período de 12 de setembro a 2 de novembro de 2022, conforme Edital de Abertura anexado abaixo. Entretanto, em função das fortes chuvas ocorridas no final do ano, o processo foi interrompido e as inscrições foram reabertas (veja o Edital de Reabertura, também anexado abaixo). Os candidatos que já haviam realizado o procedimento anteriormente e tiveram seus nomes publicados na listagem de deferidos não precisarão realizar nova inscrição.

No total, serão ofertadas 160 vagas, sendo 40 para cada uma das quatro habilitações: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) no campus de Goiabeiras, em Vitória; e Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) no campus de São Mateus.

Público-alvo

As oportunidades se destinam preferencialmente ao público jovem e adulto residente em comunidades do campo. Também podem se inscrever professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuam licenciatura na área de atuação; professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo; e professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Metade das vagas será reservada para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas no Brasil, em cursos regulares ou na modalidade educação de jovens e adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão desse nível de ensino por meio de exames de certificação (incluindo o Enem). Os candidatos que optarem por concorrer a essas vagas poderão também escolher uma ou mais submodalidades de reserva de vaga nas quais se enquadrarem: candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa (per capita); pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas (PPI); ou pessoas com deficiência (PCD).

Texto: Nábila Corrêa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)