Inscrições abertas até 10 de junho para o torneio de programação TopCom 19

06/06/2022 - 18:14  •  Atualizado 08/06/2022 11:28

Em 16 de julho, o PET Engenharia de Computação em conjunto com o Laboratório de Administração de Redes (LAR) do Departamento de Informática, promoverão o TopCom 19, torneio de programação de computadores que oferece aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades para solucionar problemas usando programação, explorando também a capacidade de trabalho em equipe sob pressão, além de estimular a criatividade. Estudantes interessados em participar podem se inscrever até às 17 horas de 10 de junho, por meio do formulário on-line disponibilizado no endereço https://topcom19.pet.inf.ufes.br.

Poderão competir estudantes matriculados em instituições de  ensino superior, médio ou técnico. Os participantes deverão formar equipes de três componentes que representarão a unidade de ensino que frequentam. Não há limite máximo de equipes inscritas por instituição. Participantes de diferentes instituições que queiram formar uma equipe devem entrar em contato com a comissão organizadora.

No site oficial, foi disponibilizada a ferramenta BOCA, que pode ser utilizada para treinar para o torneio. No dia da competição, na parte da manhã, acontecerá uma sessão de aquecimento (warm-up), sem contabilidade de pontuação, para que as equipes possam se ambientar.

Com duração de cinco horas, o TopCom 19 acontecerá de forma on-line, com a aplicação de uma prova com cerca de 10 questões, cada uma propondo um problema que deverá ser resolvido com um programa computacional desenvolvido pela equipe. A equipe vencedora ganhará uma licença da plataforma de cursos on-line Alura para cada um de seus membros. Também serão entregues troféus para as três primeiras equipes na colocação geral.

Segundo o coordenador do torneio, o professor do Departamento de Informática Rodrigo Guimarães, o Topcom é  o principal evento de programação competitiva do Espírito Santo, tendo, entre seus objetivos, motivar a participação de estudantes capixabas em competições nacionais, como a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Mais informações podem ser obtidas no regulamento anexado abaixo, e pelos contatos: (27) 3335-2139; (27) 4009-2139; petengcomp@inf.ufes.br e @petengcomp.

Texto: Nábila Corrêa