Importância e desafios das empresas juniores em debate na Semana do Conhecimento

30/11/2021 - 17:24  •  Atualizado 30/11/2021 17:36

Durante uma live realizada nesta terça-feira, 30, como parte da programação da IX Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes, professores e estudantes propuseram reflexões sobre os impactos e os desafios do movimento das empresas juniores para a formação dos estudantes.

A conversa foi mediada pelo professor e diretor de Interlocução com a Sociedade da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex), Marcos Teixeira, e contou com a participação do estudante de Engenharia Mecânica e gestor de Impacto da Federação JuniorES, Luka Simas; da aluna do curso de Nutrição e presidente da Empresa Junior NutriESul, Kethelyn Lessa; do empresário Frederico Meyer, um dos criadores da marca de roupas Culturale; e da professora do Departamento de Biblioteconomia Ana Claudia Campos.

Em suas apresentações, os convidados destacaram a relevância das empresas juniores para a prática do conhecimento adquirido nas salas de aulas e na capacitação profissional dos universitários e mostraram alguns projetos já realizados dentro da Ufes. Além disso, a representante da Empresa Junior NutriESul Kethelyn Lessa também destacou os benefícios da vivência do movimento para o crescimento pessoal dos estudantes. “A empresa junior vem trazer para o estudante a oportunidade de crescer, de ampliar os seus horizontes, de transformar até mesmo a sua própria profissão”.

Atualmente na Ufes existem 25 empresas juniores que estão distribuídas pelos campi de Alegre, Goiabeiras e São Mateus. De acordo com dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, o Brasil tem 438 empresas que realizam mais de 4,5 mil projetos por ano. O vídeo do evento está disponível no canal da Proex no YouTube.

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, às 18h30, outro evento da Semana do Conhecimento da Ufes vai continuar o debate sobre os desafios enfrentados pelas empresas juniores e apresentará algumas dessas empresas da Ufes na Mostra de Projetos. Acompanhe a programação completa em: https://scufes.org/programacao/.

Texto: Noélia Lopes (bolsista de projeto de Comunicação)