I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho Gênero começa nesta quarta, 19

18/11/2014 - 15:41  •  Atualizado 19/11/2014 16:58

Acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, no Laboratório de Estudos de Gênero e Violência, localizado no prédio do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, o I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho Gênero da Associação Brasileira de História (ANPUH). O objetivo do evento é proporcionar aos participantes a troca de experiências entre pesquisadores acadêmicos capixabas e os membros do GT Gênero Nacional.

A abertura será realizada nesta quarta-feira, às 9 horas, com as professoras Alcileide Cabral do Nascimento (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e Lidia Maria Vianna Possas (Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita Junior), ambas membros da Direção do GT Gênero/ANPUH.

A primeira conferência do Encontro será com a professora Luzia Margareth Rago (Universidade Estadual de Campinas/SP) que falará sobre "A importância dos estudos de gênero no ensino da História", às 10h30.  À tarde, a partir das 14 horas, serão realizadas as comunicações. Às 16 horas, o professor Losandro Antonio Tedeschi (Universidade Federal da Grande Dourados/MS) abordará o tema "Gênero, memória e história das mulheres".

Na quinta-feira, além da apresentação de pesquisas, as palestras serão com as professores Sílvia Maria Favero Arend (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Ana Lage da Gama Lima (Universidade Estadual Norte Fluminense), que falarão sobre "Mulher, família e trabalho" e "Gênero e violência", respectivamente.

Os interessados em se inscrever como ouvintes poderão fazê-lo na quarta-feira durante o credenciamento, que será feito a partir das 8 horas. Informações pelo telefone 4009-2520.

Por Letícia Nassar