Hucam-Ufes reforça Telemedicina para atender a profissionais da Saúde

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) reforçou o serviço de teleconsultoria especializada para responder a demandas e dúvidas de profissionais de atenção primária de todo o Espírito Santo sobre como atender a pacientes com suspeita do novo coronavírus. O serviço de telessaúde do Hucam funciona desde 2013 e conta, agora, com o apoio de infectologistas e pneumologistas do hospital, além de outras especialidades mais demandadas para enfrentamento da COVID-19.

“Essa plataforma de telemedicina está aberta para prestar uma segunda opinião. Para isso, uma equipe de profissionais especialistas em COVID-19 do Hucam-Ufes dá suporte a médicos e enfermeiros quanto ao quadro clínico do paciente, ajuda no diagnóstico e na conduta clínica. O objetivo é ampliar a capacidade resolutiva de quem as solicita. São respostas baseadas na melhor evidência científica disponível, adaptada à realidade local”, explica a fonoaudióloga e chefe da Unidade de e-Saúde do Hucam, Carmen Nielsen.

Funcionamento

O acesso a essa ferramenta é realizado por quem possui cadastro. Os profissionais que ainda não são cadastrados podem criar um perfil ao preencher o formulário no site https://telessaude.ifes.edu.br, e as teleconsultorias podem ser solicitadas por meio de celular ou computador.

O atendimento a esses profissionais é feito por mensagens escritas com possibilidade de envio de exames e imagens, na modalidade assíncrona. A teleconsultoria também pode ser síncrona, por meio de videochamada, que é quando o especialista do Hucam interage em tempo real com o profissional da rede básica de saúde. A plataforma fica aberta 24 horas por dia, e a resposta é dada em até doze horas. 

Tecnologia

Teleconsultoria é uma “consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de tecnologia de comunicação bidirecional, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho” (Portaria nº 2.546, de 27 de outubro de 2011, do Ministério da Saúde).

A Plataforma Salus é o sistema que conecta profissionais. Todo profissional com Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ativo pode ter direito ao cadastro na plataforma, recebendo uma segunda opinião formativa. Saiba mais como funciona em https://telessaude.ifes.edu.br/tele-explica/.

 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Hucam-Ufes
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.