Hucam-Ufes inaugura novas instalações de Hospital Dia e Central de Equipamentos

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) inaugurou nesta terça-feira, 21, as novas instalações do Hospital Dia e da Central de Equipamentos Médico-Hospitalares. As obras são resultado de um investimento de R$ 1.348.028,50 (recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - Rehuf) e permitiram a ampliação de leitos, além de uma gestão centralizada na guarda e no empréstimo de determinados equipamentos utilizados pelas equipes assistenciais do Hucam nos mais diversos setores.

As cerimônias oficiais de inauguração foram conduzidas pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, pela superintendente do Hucam, Rita Checon, pelo reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, pela vice-reitora Ethel Maciel, e pelo subsecretário de Estado de Planejamento e Transporte da Saúde, José Tadeu Marino.

"Compete a nós criar as condições para os nossos profissionais atuarem com excelência, o que nos leva a buscar melhorias constantes. Podemos fazer mais com equipamentos e infraestrutura de qualidade, mas o diferencial são as pessoas. Jamais podemos perder o amor ao que fazemos", ressaltou Ferreira.

Para o reitor Reinaldo Centoducatte, as inaugurações serão um complemento para a melhoria dos serviços prestados pelo hospital: “Nosso hospital universitário foi considerado o melhor hospital do Espírito Santo, o quarto melhor da Ebserh e o quinto melhor hospital público do país. Tivemos avanços significativos ao longo dos anos, e essas inaugurações são um complemento para continuarmos prestando um bom serviço à população, que também se deve, e muito, à dedicação, à competência e ao amor que o servidores do hospital universitário têm para com as suas atividades em prol da melhoria da saúde e da formação de profissionais qualificados”.

Funcionamento 

O Hospital Dia é o setor responsável pela administração/infusão de medicamentos especiais para diversas especialidades do hospital, como Hematologia/Oncologia, Dermatologia, Reumatologia, Pediatria, Neurologia, Nefrologia, Pneumologia, Doenças Raras, etc. Todos os pacientes atendidos por esse setor, uma média de 150 por semana, são provenientes dos ambulatórios do Hucam. Grande parte deles recebe tratamento quimioterápico para doenças onco/hematológicas como leucemias, linfomas e mieloma, possibilitando a assistência em regime ambulatorial, sem a necessidade de internar o paciente em muitas das situações.

As novas instalações do Hospital Dia permitiram a ampliação do número de leitos de nove para 12, a serem utilizados para dar continuidade ao trabalho diário de administração de medicamentos especiais para pacientes de diversas especialidades do Hucam. Dos novos leitos, um é específico para atendimento a pacientes em precaução de contato (isolamento). Além disso, cada leito do Hospital Dia possui um espaço adequado para os acompanhantes dos pacientes estarem presentes durante todo o processo de infusão dos medicamentos, possibilitando um cuidado mais humanizado na prestação de assistência.

"Este novo Hospital Dia oferece mais conforto e segurança para os pacientes. Atualmente, além de quimioterapia, são atendidos pacientes com doenças neurológicas, hepáticas e reumáticas, que estão em programas de medicamentos especiais, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Com essa nova área, o Hucam entrega mais um serviço de qualidade para a população e poderá desenvolver novas iniciativas como cirurgias ambulatoriais e desospitalização de pacientes", destacou a superintendente do Hucam, Rita Checon.

O setor ganhou ainda um espaço próprio para atendimento a eventuais intercorrências e urgências, prestando-se também como ambiente para realização de pequenos procedimentos, a exemplo de biópsia óssea, mielograma e punção lombar para administração de medicamentos via intratecal.

Consultórios

Com essa nova estrutura, o Hospital Dia ganhou dois novos consultórios, onde haverá atendimento multiprofissional de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos para os pacientes em tratamento no ambulatório de Onco/Hematologia do Hucam e acolhimento dos familiares desses pacientes. O espaço será utilizado ainda como campo de prática e estudos de médicos residentes em Hematologia.

A mudança nas instalações físicas também possibilitou uma reorganização interna da farmácia de manipulação de quimioterápicos, que agora está dentro da nova estrutura e permite mais agilidade e segurança para os pacientes que necessitam do uso desse tipo de medicação. A nova farmácia conta com salas de lavagem e paramentação, além de duas cabines de fluxo laminar vertical, todos obedecendo às regulamentações exigidas pelas legislações vigentes.

As novas instalações do Hospital Dia estão localizadas no térreo do prédio principal do Hucam e possuem uma entrada individualizada e acessível às pessoas com dificuldade de locomoção, o que proporciona maior segurança ao paciente, evitando que ele circule pelo interior do hospital para ter acesso aos serviços.

Central de Equipamentos

A segunda obra inaugurada foi a Central de Equipamentos Médico-Hospitalares, espaço que faz parte do Setor de Engenharia Clínica do Hucam-Ufes e que será utilizado para armazenamento, guarda e empréstimo de determinados equipamentos utilizados pelas equipes assistenciais do Hucam nos mais diversos setores. "Esta gestão centralizada vai permitir maior disponibilidade e otimização do uso dos equipamentos médico-hospitalares, proporcionando desta forma maior confiabilidade e segurança aos usuários do SUS e aos trabalhadores das áreas assistenciais", destacou o engenheiro clínico e chefe do Setor de Engenharia do Hucam, Gustavo Vivas.

O engenheiro explicou ainda que a Central vai atender os vários setores que necessitam de alguns equipamentos em comum, porém não precisam que estes sejam de uso exclusivo e diário, como é o caso das bombas de infusão, monitores de sinais vitais, ventiladores pulmonares, berços aquecidos, etc. Cada setor que necessitar do uso temporário desses equipamentos deverá solicitar à Central de Equipamentos, a qual será responsável por entregá-los ao solicitante e fazer o recolhimento ao final do uso. 

Visita e reuniões

Antes das inaugurações, Centoducatte recebeu na Reitoria da Ufes o presidente da Ebserh, a superintendente do Hucam, o subsecretário de Estado de Planejamento e Transporte da Saúde e a diretora do Instituto Capixaba de Ensino e Pesquisa e Inovação em Saúde, Quelen Silva. Durante a reunião, que contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, foi destacada a importância da gestão integrada para a melhoria dos serviços de saúde e de ensino prestados à população, além da importância das pesquisas para o avanço do país.

"Este ano é o ano da qualidade, então, como vamos trabalhar a qualidade, precisamos ter a estrutura funcionando. Nós fazemos parte de uma engrenagem, todos constituímos uma equipe, os trabalhos têm que ser feitos de forma harmônica", destacou Ferreira.

Na ocasião, a superintendente do Hucam agradeceu o apoio que a Universidade tem dado à gestão do hospital e enfatizou que "o nosso compromisso enquanto gestão deste hospital é colocar o Hucam em outro patamar, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a assistência de qualidade". Já o reitor destacou a importância do Hucam para a formação de novos profissionais na área de saúde, a produção de conhecimento por meio de atividades de pesquisa e o atendimento à população: "É muito importante a parte de ensino e formação para a sociedade. E o Hucam é um hospital público, é SUS".

Já Ethel Maciel apresentou algumas demandas do hospital, como a necessidade de uma área que dê suporte aos pacientes que vêm do interior do estado para consultas ou tratamentos e, muitas vezes, passam o dia inteiro no local. 

Também estavam presentes na reunião a gerente de Atenção à Saúde do Hucam, Valéria Valim; o gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam, José Geraldo Mill; o gerente Administrativo do Hucam, Maroun Padilha; os diretores da Rede Ebserh de Administração e Infraestrutura, Erlon Dengo, e de Atenção à Saúde, Giuseppe Gatto; e a assessora do Instituto Capixaba de Ensino e Pesquisa e Inovação em Saúde, Mariela Ramos.

Após as inaugurações, o presidente da Ebserh visitou as instalações do Hucam e se reuniu com os gestores das unidades administrativas do hospital.

O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais.

Na foto, o subsecretário de Estado de Planejamento e Transporte da Saúde, José Tadeu Marino; o reitor Reinaldo Centoducatte; e a vice-reitora Ethel Maciel, à esquerda da placa; e o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, e a superintendente do Hucam, Rita Checon (à direita).

 

Texto: Lyvia Cavalcanti, da assessoria de Comunicação do Hucam-Ufes
Foto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.