Hucam inaugura oito novos leitos de UTI e recebe mamógrafo digital

06/04/2015 - 18:05  •  Atualizado 07/04/2015 18:12

O Hospital Universitário Antonio Cassiano de Moraes (Hucam) inaugurou nesta segunda-feira, 6, oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. A solenidade aconteceu no auditório do setor de Pediatria e contou com as presenças da vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, dos senadores Rose de Freitas e Ricardo Ferraço, deputados federais e estaduais, pró-reitores da Universidade e outras autoridades (assista matéria da TV Ufes no link: http://migre.me/pmc3i).

Durante a cerimônia, também foi apresentado um novo aparelho de mamografia digital, adquirido pelo Hospital. O aparelho, que utiliza tecnologia 3D, é o único existente em hospitais públicos do Estado e permite fazer o exame com mais precisão e eficiência no diagnóstico.

A vice-reitora ressaltou a importância dos novos leitos e a aquisição do mamógrafo, bem com a parceria entre a Ufes e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além disso, enfatizou os investimentos e os desafios enfrentados pela Ufes.

“Estamos em um processo de mudança na gestão universitária. Todas as informações sobre a Universidade, sejam elas financeiras ou acadêmicas, estão disponíveis para toda comunidade. O objetivo é tornar a Ufes mais transparente,” completou.

Atendimento

O médico e chefe do Serviço de Diagnóstico por Imagem (SDI) do Hucam, Rodrigo Moll de Souza, afirmou que a aquisição do mamógrafo digital vai possibilitar ao hospital dobrar a capacidade de realização de exames de mama, passando dos atuais 300 para 600 exames mensais. “Além disso, o tempo do exame vai diminuir, passando de 20 minutos para 10 minutos”, destacou.

O SDI possui uma equipe formada por 26 médicos e realiza, em média, 3.500 exames por mês, como raio-x, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética e tomografia computadorizada. No setor também são realizados procedimentos como biópsias de próstata, pulmão, rim, fígado e mama.

Texto e foto: Jorge Medina
Matéria TV Ufes: Ana Paula Vieira e Ana Oggioni