Hucam é o sexto órgão mais elogiado em 2020 em lista da CGU

28/01/2021 - 17:46  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) foi o sexto órgão de toda a administração federal que mais recebeu elogios registrados na Controladoria-Geral da União (CGU) no ano de 2020. O ranking considera os ministérios, as secretarias, as autarquias e as empresas públicas da União.

Foram 207 elogios direcionados ao Hucam, a maior parte deles com mensagens sobre o trabalho realizado pelos profissionais de saúde e com agradecimentos pelo atendimento recebido. O resultado pode ser visto no painel Resolveu, da CGU. Em 2019, a Ufes também figurou entre as instituições mais elogiadas no mesmo levantamento.

“Cada elogio que recebemos nos estimula a fazer sempre o melhor pela sociedade. Em um ano tão difícil como o de 2020, saber que o Hucam-Ufes ficou dentre as seis instituições federais mais elogiadas nos traz ainda mais alegria e certeza que estamos trilhando o caminho certo. Essa vitória é de cada profissional que enfrentou o desafio de manter o Hucam ativo em meio à pandemia, prestando serviço de qualidade e humanizado, valores fundamentais do Hospital”, declarou a superintendente do Hucam-Ufes, Rita Checon.

Os elogios registrados pela Ouvidoria do Hucam motivaram a promoção de uma campanha interna, entre os colaboradores do Hospital, para divulgar as manifestações positivas. O projeto, batizado de Teu Bom Trabalho, foi premiado em 2020 com o troféu Iniciativa de Valor, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ranking

Ao todo, 240 órgãos do governo federal cadastrados na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.br), sistema desenvolvido pela CGU, marcaram presença na lista de 8.232 manifestações positivas. No topo, aparece a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), com 712 elogios.

Dentre as dez primeiras posições, cinco são hospitais ou maternidade universitários, que são unidades públicas de atendimento ao cidadão e formação de novos profissionais de saúde vinculadas a instituições federais de ensino: Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS, 3º lugar); Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA, 5º lugar); Hucam-Ufes (6º lugar); Hospital das Clínicas de Porto Alegre (Hupa-UFGRS, 7º lugar); e Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN, 9º lugar).

Das cinco unidades, quatro são geridas em parceria com a Ebserh, entidade vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela administração central de 40 hospitais universitários federais no país. Do total de elogios recebidos pela CGU, 3.595 foram voltados a algum dos hospitais universitários da Rede Ebserh, o que corresponde a 43,65% do total.

Texto: Assessoria de Comunicação do Hucam-Ufes
Edição: Camila Fregona