Horário especial de funcionamento dos setores da Ufes vai até 20 de janeiro

16/01/2023 - 16:36  •  Atualizado 18/01/2023 19:05

Vai até a próxima sexta-feira, 20 de janeiro, o horário especial de funcionamento dos setores administrativos e acadêmicos da Ufes: das 7 às 13 horas. A medida, adotada desde o dia 2 desse mês, tem o objetivo de reduzir gastos, principalmente com energia elétrica, uma vez que este período compreende os dias de recesso acadêmico na instituição.

A autorização do horário especial de funcionamento foi publicada em portaria assinada pelo reitor Paulo Vargas (anexada abaixo).

Segundo o documento, os centros de ensino e os órgãos suplementares da Universidade poderão definir seu horário de funcionamento com base em demandas específicas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, prioritariamente pautadas no atendimento ao público.

Facultativo

A portaria define ainda que é facultado ao servidor cumprir sua jornada de trabalho integral, devendo comunicar sua opção à chefia imediata. Nesse caso, o servidor deverá cumpri-la preferencialmente no horário entre 7 e 18 horas.

Os servidores com jornada de trabalho flexibilizada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais terão as jornadas suspensas até o término do período de horário especial.

O cumprimento das horas não trabalhadas no horário especial deverá ser feito por meio da participação em cursos de capacitação presencial ou a distância, fora do horário de trabalho, até o dia 28 de fevereiro de 2023, ou por meio da compensação das horas não trabalhadas, excedendo a jornada em até duas horas por dia, no período de 23 de janeiro a 31 de março de 2023.

O horário especial não se aplica ao Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), onde os servidores deverão observar as orientações de funcionamento emitidas pela Superintendência.