Grupo de Pesquisa sobre Educação Especial realiza Study Day nesta quarta, 14

13/12/2022 - 19:29  •  Atualizado 14/12/2022 15:32

Nesta quarta-feira, 14, o Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees), vinculado ao Centro de Educação, promove o Study Day. O evento consiste numa prática realizada pela Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-ação Colaborativa EstreiaDiálogos e tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento de projetos e a partilha de experiências entre os participantes interessados na investigação-ação colaborativa, visando a um amplo alcance de setores da sociedade e à divulgação científica sobre os temas pesquisados.

Com o tema Pesquisa-ação na América Latina: Construindo caminhos de criticidade, o Study Day deste ano acontecerá no auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no campus de Goiabeiras, das 8h40 às 12h30, e será transmitido simultaneamente pelo Canal do Grufopees no YouTube.

A mesa de abertura, que abordará o tema do evento, contará com a presença dos professores do Centro de Educação da Ufes Wagner dos Santos e Reginaldo Sobrinho, e da professora do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) Deolinda Ribeiro. A mediação será feita pela professora da Ufes e coordenadora do Grufopees, Mariângela de Almeida.

Às 9h15, a professora da Universidade Católica de Santos (Unisantos) Maria Amélia Franco vai ministrar a palestra Pesquisa-ação na América Latina: construindo caminhos de criticidade. Já às 11h15 será apresentado o Relato de Pesquisa no contexto da América latina: As vozes de gestores de Educação Especial sobre a formação continuada em tempos de pandemia no Brasil, com a participação do professor do PPGE/Ufes Rafael Queiroz.

O Grufopees desenvolve estudos sobre educação especial, por meio de projetos de pesquisa e extensão que problematizam diferentes contextos da realidade concreta, estudando a formação de profissionais da educação, a gestão em educação especial e as práticas pedagógicas.

Texto: Nábila Corrêa