Grupo de pesquisa promove minicurso sobre alimentação dos seres vivos

15/06/2022 - 12:02  •  Atualizado 20/06/2022 19:22

O Grupo de Pesquisa sobre a Questão dos Alimentos (GeQa) da Ufes realiza, nos próximos dias 20, 22 e 24 de junho, o minicurso Introdução à questão da alimentação dos seres vivos. O evento será ministrado das 18h30 às 21 horas, no Laboratório de Estudos Territoriais (LaTerra), localizado no 2º piso do prédio IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), em Goiabeiras.

O objetivo do evento é fornecer elementos introdutórios teóricos e empíricos sobre alimentação e agricultura, além de promover a divulgação científica de pesquisa dos cursos de mestrado e a troca de experiências profissionais.

O minicurso será ministrado pela nutricionista e mestre em Geografia pela Ufes Rafaela Fardin; e pela geógrafa e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Maura Coutinho.

O coordenador do GeQa e professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufes, Paulo César Scarim, explica a importância do evento: “Com o retorno das atividades presenciais na Ufes, percebemos que tivemos uma grande renovação, principalmente de estudantes da graduação, que tiveram pouco contato com as atividades de pesquisa e de extensão na instituição. Por outro lado, ficamos dois anos sem atividades presenciais do GeQa, grupo que procura articular pesquisa, extensão e ensino, na graduação e na pós-graduação, nas diversas áreas do conhecimento, entre elas, Geografia, Ciências Sociais, Nutrição e Filosofia”.

Serão oferecidas 20 vagas, e para fazer a inscrição, basta enviar uma mensagem para o endereço eletrônico geqa.laterra@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas na página do GeQa no Facebook ou por meio do telefone 27 98186-3637.

Atuação do GeQa

O Grupo de Pesquisa sobre a Questão dos Alimentos é um projeto que articula pesquisa, ensino e extensão e está vinculado ao LaTerra. Trabalha com a temática da alimentação por entender que é de fundamental importância em todos os tempos, uma vez que a alimentação está relacionada com problemas ambientais, econômicos, médicos e de modo de vida, como a fome, a obesidade, a desnutrição, os agrotóxicos, o preço dos alimentos, os transgênicos e o mercado mundial de alimentos.

Além disso, o GeQa busca fortalecer a atuação na Universidade, na sociedade organizada e no estado, apoiando debates, ações, políticas públicas, pesquisas e eventos em torno da problemática da segurança alimentar e nutricional, tendo como meta principal fortalecer políticas públicas. Participa ainda na formação de profissionais (graduados, bacharéis, licenciados e pós-graduados) a partir de espaços coletivos de estudos e atuação social, segurança alimentar e nutricional (grupos de leituras, colóquios de estudos, palestras, disciplinas, eventos e publicações).

Texto: Jorge Medina