Grupo de pesquisa lança e-book gratuito sobre extensão universitária

05/12/2023 - 15:12  •  Atualizado 06/12/2023 17:00

O grupo de pesquisa Ecologia Humana do Oceano, do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes, lançou o livro digital Extensão universitária: a grande parceria entre universidade e sociedade. O e-book se propõe a fornecer um ambiente de diálogo entre a universidade e a sociedade, a partir das demandas sociais, promovendo a divulgação e utilização do conhecimento científico com exemplos de ações e programas de extensão universitária.

O livro é gratuito e está disponível para download neste link.

A obra, escrita por mais de 30 autores de diversos grupos de pesquisas, faz parte do programa de extensão Educação Ambiental e retrata conceitos voltados à extensão universitária e estudos de casos realizados por grupos de pesquisa sediados nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Escrita em linguagem simples, ela também expõe a participação da sociedade na construção da universidade. O capítulo 1 se refere à questão da legislação, conceitos e teoria do que é a extensão universitária; os outros capítulos apresentam estudos de projetos de extensão, de grupos de pesquisas e de museus.

A organizadora do livro, professora Camilah Zappes, acrescenta que a obra busca desmistificar a questão da extensão universitária. “A ideia do livro é dialogar, é a universidade apresentando para a sociedade o que é o conhecimento científico. Ela vem para mostrar à sociedade que a universidade tem um papel social, que tenta democratizar o conhecimento”. Zappes ressalta que seria interessante que a extensão ocorresse desde o início da graduação, para que os alunos entendessem o passo importante que foi a legislação federal da curricularização da extensão.

Sobre o programa

O programa da extensão Educação Ambiental tem por objetivo realizar atividades dentro e fora das universidades, unindo o conhecimento das disciplinas, o conhecimento tradicional e as informações de pesquisas científicas voltadas para a conservação ambiental. As ações contam com a participação de estudantes de escolas e universidades, membros de comunidades de pesca artesanal e agricultura familiar.

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)