Grupo de pesquisa da Ufes promove debate sobre auxílio emergencial

21/10/2020 - 08:55  •  Atualizado 22/10/2020 19:13

O Grupo de Pesquisa Primeira Infância, do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes, apresenta nesta quinta-feira, 22, os resultados de duas pesquisas realizadas sobre o benefício do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal. Com o tema O auxílio emergencial no Brasil e no Espírito Santo, a apresentação, seguida de debate, será transmitida às 17 horas, na página do programa na rede social Facebook e contará com a participação dos pesquisadores Arelys Esquenazi e Rodrigo Borges.

O auxílio emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus.

“Ele foi o principal benefício destinado aos trabalhadores brasileiros neste contexto de pandemia por COVID-19. Sabe-se que R$ 600 é uma quantia insuficiente para a reprodução da vida dos trabalhadores e suas famílias. Nesse sentido, o grupo de estudos e pesquisas sobre a primeira infância, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Ufes, tem buscado acompanhar e analisar vários aspectos sobre esse benefício e sua distribuição no Brasil e no Espírito Santo. Faremos um debate com base nos dois últimos trabalhos produzidos por este grupo”, explica a professora do Departamento de Serviço Social e do PPGPS Fabíola Leal.

Confira o perfil dos participantes

Arelys Esquenazi - atualmente, é doutoranda no PPGPS/Ufes e atua na linha de pesquisa Política Social, Subjetividade e Movimentos Sociais. Possui graduação e mestrado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade da Havana/Cuba. Participa da equipe de pesquisa em Política Social da faculdade cubana. Tem experiência na área de Economia, Economia Política, Política Social, Trabalho e Gênero.

Rodrigo Borges - atualmente, é aluno de pós-doutorado no PPGCP/Ufes. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Ufes e doutorado em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid/Espanha. Suas pesquisas estão centradas nas áreas de Economia Brasileira Contemporânea e Economia Internacional.

Texto: Jorge Medina
Edição: Camila Fregona