Grupo de estudos realiza palestra sobre a presença de autoras negras de literatura infantil

15/06/2021 - 21:20  •  Atualizado 17/06/2021 17:32

O Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias (LitERÊtura), vinculado ao Centro de Educação da Ufes, realiza nesta quinta-feira, 17, a palestra on-line A escrita literária: autoras negras de literatura infantil, que será transmitida a partir das 19 horas pelo canal Educa Serra, no YouTube. O evento é aberto a todos os interessados no tema, especialmente aos professores da educação básica.

Participarão da palestra a professora da Pós-Graduação na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação da Universidade do Paraná, Lucimar Rosa Dias; e a professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Nilma Gomes. A mediação será feita pela professora Débora Araújo, coordenadora do grupo LitERÊtura.

A palestra é a terceira realizada pelo ciclo de debates sobre educação das relações étnico-raciais e literatura infantil, realizado entre os meses de abril e julho de 2021. A iniciativa faz parte do projeto Formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira, que foi selecionado em 2020 pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica: pesquisa aplicada e artigos científicos, realizado pela ONG Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).

Dentre as ações realizadas pelo projeto da Ufes, está um curso de formação realizado no primeiro semestre de 2021, com professores dos anos iniciais da educação básica da cidade da Serra e outras instituições educacionais desse município. "O conteúdo do curso será organizado em formato e-book para ser disponibilizado para docentes de todo o país", afirma Débora Araújo.

Também como parte do projeto, foram adquiridos mais de 200 livros de literatura infantil e juvenil com foco na cultura africana e afro-brasileira para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Vieira de Rezende, no município da Serra. "Para o segundo semestre, estão sendo programadas atividades de mediação da leitura literária com as crianças dessa escola", acrescenta a professora.

Texto: Nábila Corrêa
Imagens: Divulgação do projeto