Governos brasileiro e russo formalizam parceria entre universidades

10/12/2014 - 16:42  •  Atualizado 12/12/2014 16:30

A assinatura de um acordo geral entre os governos brasileiro e russo para formalizar parcerias entre universidades dos dois países. Este foi o principal resultado da missão que o governo federal enviou à Rússia entre os dias 1º e 7 de dezembro. Durante este período, representantes de 12 universidades brasileiras e do Ministério da Educação participaram de seminários, workshops e reuniões de cooperação acadêmica com a proposta de conhecer iniciativas nas áreas de pós-graduação e inovação, além de visitarem sete universidades russas.

A Ufes foi representada pela vice-reitora Ethel Maciel e a coordenadora da Divisão de Mobilidade Out da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes, Patrícia Cardoso.

“Apesar do Brasil ter uma colaboração econômica com a Rússia, não existiam acordos do ponto de vista educacional. A proposta da missão foi estreitar os laços com o país, que tem se destacado em áreas como Matemática, Física e Química. Em relação à Ufes, já existe uma colaboração entre nossos pesquisadores e pesquisadores russos nas áreas de Física e Oceanografia. Agora queremos formalizar acordos para que possamos viabilizar o intercâmbio de estudantes e professores”, afirmou a vice-reitora.

Programa

A missão foi realizada a convite do governo russo, que desenvolve o Programa 5-100-2020, que tem o objetivo de inserir pelo menos cinco universidades russas entre as 100 melhores do mundo no QS World University Rankings até o ano de 2020, aumentando a competitividade global das universidades russas.

Durante a viagem, a delegação brasileira participou do evento Times Higher Education BRICS & Emerging Economies Universities Summit, no qual foi apresentado o ranking das 100 melhores universidades dos países de economias emergentes e integrantes do BRICS (grupo político de cooperação formado pelo Brasil, Rússia, Índica, China e África do Sul) entre 2013-2014, bem como a metodologia usada para o estabelecimento dos indicadores de desempenho (veja links abaixo).

Quatro universidades brasileiras aparecem no ranking: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O primeiro lugar é ocupado pela Universidade de Pequim.

“Para 2015, vamos agendar uma visita de representantes da Ufes à Unesp, que há 10 anos elaborou um plano de investimentos, pesquisas e internacionalização, que já apresenta bons resultados. Vamos aprender também com nossos parceiros nacionais”, destacou Ethel.

Para conhecer o BRICS & Emerging Economies Ranking, acesse http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2014/brics-and-emerging-economies

Para conhecer a metodologia, acesse http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2014/br…

Na foto, a delegação brasileira e os representantes do governo russo e de universidades locais.

Por Thereza Marinho