Galeria Espaço Universitário abre hoje exposição sobre crítica ao regime militar

24/09/2014 - 10:02  •  Atualizado 24/09/2014 18:13
Compartilhe

A Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) abre a partir de hoje, 24 de setembro, às 19 horas, a exposição “O meu, o seu, o nosso desejo". A curadora da exposição, Almerinda Lopes, explica que o objetivo da mostra é apresentar ao público obras que possuem um teor crítico, da repressão até a euforia da redemocratização do Brasil.

"Em abril, completou-se 50 anos da implantação do regime militar no País e, tanto a Gaeu quanto a Galeria de Artes e Pesquisa (GAP) da Ufes, foram criadas nessa época. A ditadura militar exercia forte controle sobre a produção artística no País”, afirma Almerinda. O título da exposição foi apropriado do álbum de xilogravuras de autoria de Antonio Henrique Amaral, que integra a mostra.

O público terá acesso ao importante legado de objetos artísticos que a galeria tem sob sua guarda. Com doações feitas pelos artistas expositores, atualmente o acervo da Gaeu é a mais significativa coleção pública de arte moderna e contemporânea do Espírito Santo.

Visitas 

A exposição é aberta ao público, tem entrada gratuita e pode ser visitada até 31 de janeiro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Visitas educativas devem ser agendadas pelo e-mail gaeu@gmail.com ou pelo telefone (27) 3335-2371.

Na foto, imagem O Democrata à Galope, de Paulo Cheida Sans.

Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)