Galeria de Arte e Pesquisa recebe ingressantes com concerto, oficinas e palestra

11/03/2024 - 19:46  •  Atualizado 11/03/2024 19:46
Compartilhe

A Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP) receberá os ingressantes dos cursos de Artes com uma programação especial. Até quinta-feira, 14, os estudantes – calouros e veteranos – poderão participar de diversas oficinas e assistir a um concerto e uma palestra na galeria, tendo contato com os temas, vivências e fazeres dos cursos que frequentarão na Universidade.

Não é necessário realizar inscrição para participar. Ao final, haverá emissão de certificados para os participantes.

As primeiras atrações foram o concerto Apoena, com o servidor técnico-administrativo Marco Aurélio Cavalca, e a oficina de origami, com Gabriel Schulz, realizadas nesta segunda-feira, 11. Nos próximos dias haverá oficinas de processos alternativos de produção de imagem, action painting e desenho de observação (veja a programação abaixo). Para as oficinas de action painting e de desenho de observação, a organização orienta que os participantes levem papel e tinta e lápis e papel, respectivamente.

Palestra

Também está programada a palestra Uma história da arte e os modos de ver: coleções, museus e galerias, ministrada pela professora do Departamento de Teoria da Arte e Música Renata Cardoso, às 14h30 de quarta-feira, 13. Na ocasião, Cardoso abordará a formação de coleções, museus e galerias de um ponto de vista histórico. Segundo ela, o objetivo é repensar os papéis desses espaços diante das demandas atuais da arte.

“Vemos um crescimento de discussões sobre agentes, artistas, projetos curatoriais, quem circula e como circula. A ideia é despertar a atenção das turmas sobre a importância desses espaços para a circulação da arte praticada agora na Universidade, na cidade, no contexto brasileiro em geral”, explica a professora.

Para Cardoso, a discussão pode contribuir para a valorização das galerias no ambiente universitário. “Não apenas como um lugar para expor o que é prática artística, mas para promover o debate sobre temas como circulação, ensino, pesquisa, democratização do acesso e políticas culturais”, afirma.

 

Confira a programação a partir desta terça, dia 12:

Terça-feira, 12 de março
9h – Processos alternativos de produção de imagem, com Marcelo Gandini

Quarta-feira, 13 de março
10h – Action painting, com Elza Cotta
14h30 – Palestra Uma história da arte e os modos de ver: coleções, museus e galerias, com Renata Cardoso

Quinta-feira, 14 de março
14h – Desenho de observação, com Eric Scarpel

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho