Filósofo gaúcho Gerd Bornheim é tema de site lançado por grupo de pesquisa da Ufes

30/11/2020 - 23:32  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

O grupo de pesquisa Crítica e Experiência Estética, vinculado ao Centro de Artes (CA) da Ufes, acaba de lançar o site https://gerdbornheim.wixsite.com/meusite, que traz informações em texto e vídeo sobre a vida e a obra do professor, filósofo e crítico de arte gaúcho Gerd Alberto Bornheim (1929-2002). A página apresenta alguns materiais inéditos, a biografia, a produção bibliográfica e as linguagens artísticas de Bornheim, que incluem teatro, literatura, filosofia, artes plásticas, fenomenologia, dialética, percepções e experiências estéticas, além de projetos desenvolvidos pela equipe.

O site foi organizado por 12 estudantes de graduação e pós-graduação, sob a supervisão do professor do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) Gaspar Paz, coordenador do grupo de pesquisa. Pesquisadores de outras instituições de ensino participam como colaboradores, publicando textos na seção Ensaio Aberto. A professora Rosa Dias, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), inaugura o espaço com o artigo Homenagem ao professor Gerd Bornheim.

O grupo de pesquisa se reúne para leitura e interpretação de questões estético-políticas e histórico-culturais desde 2015. De acordo com Paz, a ideia do site surgiu a partir da obra do filósofo, que se destacou com interpretações marcantes na filosofia e na crítica artística e cultural. “Ao trabalhar com datiloscritos, manuscritos, áudios, vídeos e outros documentos do autor, nosso grupo procura reinterpretar essas heranças, propondo projetos temáticos, organizações de publicações, produção de artigos, eventos, colaborações institucionais. Nesse sentido, o site dá visibilidade às ações do grupo e é, efetivamente, um trabalho coletivo, com participação vigorosa de todos os integrantes”, ressalta o coordenador.

Diversidade

Segundo Erika Mariano, que edita o site ao lado de Thays Costa (doutoranda em História/Ufes), Ignez Capovilla (doutoranda em Artes Visuais/UFRJ) e do professor Paz, o trabalho do grupo visa destacar o histórico de atuação de Gerd Bornheim a partir da seleção de citações, textos e vídeos. “É uma diversidade de temas com muitos saberes abordados a partir de assuntos e olhares que podem contribuir para a produção de conhecimento de pesquisadores de áreas variadas”, explica ela, que está pesquisando a biografia do filósofo durante o mestrado no PPGA.

Paz percebe que tem crescido o interesse dos estudantes nas áreas de Filosofia da Arte e Estética: “É uma coisa interessante nesse processo. Várias pessoas nos procuram, pois há uma versatilidade de linguagens nesse campo, envolvendo teatro, literatura, artes plásticas, música, cinema. O site mostra essas propostas dialogando em cada projeto, em cada tendência”.

Dúvidas sobre o trabalho realizado pelo grupo de pesquisa ou pedidos de informações sobre o site podem ser enviadas para o e-mail gerdbornheim@gmail.com.

Texto: Adriana Damasceno