Filósofo e pedagogo Demerval Saviani participa de debate na Ufes nesta quarta, 23

22/11/2022 - 12:13  •  Atualizado 22/11/2022 12:31

Nesta quarta-feira, 23, às 18 horas, a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) promove um debate sobre o tema O ensino na educação básica e no ensino superior, com o professor Dermeval Saviani. O evento será realizado na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras.

O evento é aberto ao público, por ordem de chegada, até o limite da capacidade do salão. Para que mais pessoas possam acompanhar, será disponibilizado um telão voltado para o gramado na parte de trás do prédio. Aqueles que quiserem poderão levar cadeiras de praias ou cangas para se acomodarem na área externa. A organização pede que os participantes usem máscara de proteção facial.

Filósofo, professor e pedagogo, Dermeval Saviani é o idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica, teoria pedagógica por ele denominada. Em contraponto ao modelo conteudista de ensino, ele defende o acesso ao conhecimento previamente produzido e sistematizado, e a compreensão desse conhecimento pelo estudante como instrumento de reflexão e transformação da sociedade.

Sarau

No mesmo dia, às 16 horas, será realizado no local um Sarau Poético que, além do professor Saviani, contará com a presença da poetiza e escritora Maria Aparecida Dellinghausen Motta e de autores capixabas. Na ocasião haverá sorteios de vales-livros da Editora da Ufes (Edufes) e de exemplares da editora Autores Associados. A Editora Cousa também vai comparecer com sua Kombi literária.

Este será o último encontro do ano do curso A universidade que queremos, promovido pelos grupos de trabalho de Política de Formação Sindical e de Política Educacional (GTPFS/GTPE) da Adufes. Não haverá transmissão simultânea, mas a gravação será disponibilizada posteriormente no canal da Adufes no Youtube.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Adufes