Família e aglomerações urbanas em debate nesta quarta-feira, 17

16/11/2021 - 11:34  •  Atualizado 17/11/2021 20:03

O Laboratório de Análises Geográficas, Demográficas e da População (Lagedep), vinculado ao Departamento de Geografia da Ufes, realiza nesta quarta-feira, 17, o seminário A família e as dinâmicas sociais nas grandes aglomerações urbanas. O objetivo é debater questões realizadas com a família e sua representação nos processos e fenômenos sociais. Além disso, o evento pretende analisar se as mudanças em curso no ambiente familiar, na composição dos domicílios, na economia, na estrutura da população e na dinâmica urbano-regional reforçam ou relativizam o peso da família enquanto espaço tomador de decisões.

Para discutir o assunto, foram convidados Jaime Sobrino, doutor em Planejamento Urbano e professor do Centro de Estudos Demográficos, Urbanos e Ambientes do El Colegio de México; e Lorena Hakak, doutora em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenadora do Grupo de Estudos em Economia da Família do Gênero (GeFam) e professora visitante do Departamento de Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O evento será transmitido ao vivo, às 19 horas, pelo canal Demografia Ufes no YouTube. Para participar, basta clicar no endereço https://www.youtube.com/watch?v=itekosF_VIA. Serão concedidos certificados de participação.

Pesquisa

O seminário faz parte do projeto de pesquisa Dinâmica demográfica familiar e padrão migratório no Brasil: transformações desde os anos 1990, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), em parceria com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), ambos da Ufes, e com as universidades Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Regional do Cariri (Urca) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Outras informações sobre o evento estão disponíveis no perfil @demografiaufes no Instagram e no site https://geografia.ufes.br/pt-br/lagedep.

O Lagedep é um espaço institucional vinculado ao Departamento de Geografia, focado no desenvolvimento de projetos temáticos que perpassam a população em diversas perspectivas, dentre as quais questões teórico-metodológicos da geografia da população; migração, mobilidade pendular e urbanização/metropolização; mobilidade espacial da população e segregação socioespacial/gentrificação; violência, criminalidade, gênero e sexualidades; questões étnico-raciais e injustiças sócio-espaciais; questões de saúde e assistência social.

Texto: Jorge Medina