Exposição Cientistas Brasileiras ganha novas obras e agora pode ser vista em Aracruz

19/03/2024 - 15:17  •  Atualizado 20/03/2024 10:05
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Cartaz  de divulgação da exposição "Cientistas Brasileiras", com dias, horários e local escritos na lateral direita, e fotos de mulheres cientistas na lateral esquerda

A exposição Cientistas Brasileiras, lançada em 2023 em comemoração aos 90 anos da arqueóloga Niède Guidon, ganhou uma nova edição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e está em exibição no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Aracruz (bloco F). Composta por 34 obras que retratam 25 cientistas brasileiras, a mostra poderá ser vista até 25 de abril. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A professora do Laboratório de Popularização da Ciência (LabPop) da Ufes Viviana Corte, coordenadora da exposição, ressalta que a exposição conta com dez novas obras. “A edição de 2024 amplia ainda mais a diversidade de cientistas retratadas”, afirma ela, destacando que agora a mostra é itinerante, o que permite que mais pessoas tenham acesso às histórias das cientistas brasileiras destacadas.

A exposição ressalta o papel das mulheres na ciência e na sociedade. Além de pinturas, apresenta uma instalação em cerâmica da Serra da Capivara, no Piauí. Esses elementos adicionais contam a história de mulheres que não apenas contribuíram para a ciência, mas também impactaram a sociedade de maneiras significativas.

As obras foram criadas por artistas voluntários de várias partes do país, incluindo universitários e membros da comunidade externa.

Categorias relacionadas