Eventos para os ingressantes começam nos campi da Ufes a partir desta segunda, 27

27/03/2023 - 11:58  •  Atualizado 28/03/2023 09:12

O evento institucional de acolhimento aos estudantes ingressantes da Ufes no semestre 2023/1 acontece nos quatro campi universitários.

Em Goiabeiras, a programação começa nesta segunda-feira, 27, às 18 horas, no Teatro Universitário, com a apresentação cultural do cantor André Prando, sucesso na cena musical capixaba. Após o show, a solenidade de abertura vai contar com a presença do reitor, Paulo Vargas; do vice-reitor, Roney Pignaton; e dos pró-reitores de Graduação, Cláudia Gontijo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda; de Extensão, Renato Neto; e de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; além do secretário de Cultura, Rogério Borges.

A aula inaugural, às 19h15, terá como tema Violência nas Universidades e permanência estudantil, com Daniel Tojeira Cara, professor da Universidade de São Paulo (USP).

A programação de acolhida segue na terça-feira, dia 28, também no Teatro Universitário, em dois horários: das 9h às 12h, para os estudantes dos cursos diurnos, e das 18h às 21h, para os dos cursos noturnos. A primeira mesa abordará o tema Viver a Universidade e terá a participação do diretor de Assistência Estudantil da Ufes, Iury Pessoa; do diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina; e do representante do Núcleo de Línguas da Ufes, Mário Cláudio Simões.

Já a segunda mesa dará orientações sobre Rotinas Acadêmicas e contará com a presença da diretora de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (DAA/Prograd), Margarete Moraes; da diretora de Desenvolvimento Pedagógico (DDP/Prograd), Kalline Aroeira; e da diretora de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/Prograd), Anita Lacerda.

Maruípe e São Mateus

Em Maruípe, a programação tem início nesta segunda, 27, às 11 horas, no auditório Rosa Maria Paranhos, com a acolhida do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Helder Mauad, seguido da palestra Minha história através da Disciplina e Constância: Superando Obstáculos e Alcançando Metas, proferida pelo ultramaratonista Edson Borges. Já no dia 28, às 11 horas, os ingressantes participarão de atividades culturais no espaço de vivências.

Em São Mateus, a abertura também começa no dia 27, com apresentação da Mística da Educação do Campo a partir das 13h30. A atividade segue com as boas-vindas da direção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), informações sobre o programa Permanecer e Concluir e apresentação dos coordenadores de curso. Às 15 horas tem início a mesa redonda Interface entre Educação, Saúde, Territórios e Meio Ambiente: desafios e perspectivas, e às 16 horas haverá um tour pelo campus.

À noite, a programação acontece a partir das 18h30, com a apresentação e as boas-vindas da direção e dos coordenadores de curso. Às 19h30 acontece a aula magna Construindo Relações de Não-Violência, seguida de apresentação do programa Permanecer e Concluir e tour pelo campus.

Na terça-feira, 28, os centros de ensino organizam uma programação especial para recepcionar os estudantes de cada curso. Já na quarta, 29, a reinauguração da Biblioteca Setorial Norte será às 8h30 e, logo após, o reitor Paula Vargas recebe as demandas da comunidade acadêmica.

Alegre

Em Alegre, a programação tem início no dia 3 de abril, a partir das 14 horas, na quadra poliesportiva do campus, com a apresentação da Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), direções de centro e coordenadores de curso, Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (Sasas), Secretaria Única de Graduação (Sugrad) e Biblioteca, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do projeto Diálogos Femininos, do Conselho da Mulher. Já no dia 4, a partir das 8 horas, acontece a recepção dos estudantes organizada pelos cursos.

Texto: Sueli de Freitas e Camila Fregona
Edição: Camila Fregona