Eventos em homenagem ao aniversário da Ufes começam dia 2 de maio

25/04/2019 - 17:12  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

A Ufes inicia no dia 2 de maio a programação em homenagem ao seu aniversário de 65 anos, celebrado em 5 de maio. A primeira atividade será às 9 horas, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e da Universidade, em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras.

Na sequência, haverá a inauguração de um painel com a Declaração Universal dos Direitos Humanos ao lado do Cine Metrópolis.

Ainda no dia 2, às 18h30, no Teatro Universitário, haverá a abertura solene das comemorações com o lançamento de um selo filatélico e um carimbo comemorativos com a logomarca dos 65 anos produzida pela Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes. A primeira obliteração (carimbo) do selo será realizada pelo reitor Reinaldo Centoducatte.

O selo ficará sob posse da Ufes (não será vendido nas agências), podendo ser usado em correspondências oficiais enviadas pela Universidade, como presente para autoridades e para a composição de coleções filatélicas.

Durante a solenidade, a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) fará uma apresentação. Logo após, a filósofa, psicóloga, psicanalista e poetisa Viviane Mosé (graduada em Psicologia pela Ufes) ministrará a palestra A Educação Pública e a Sociedade em Rede: avanços e retrocessos.

Domingo especial

As comemorações continuam no domingo, dia 5 de maio, quando acontecerá o Domingo de Lazer na Ufes – especial de aniversário, no campus de Goiabeiras. Além de oficinas e atividades esportivas e culturais gratuitas, outras atrações estão sendo preparadas para toda a comunidade.

O intérprete da Escola de Samba Boa Vista (campeã do carnaval capixaba de 2019), Emerson Xumbrega, é um dos artistas confirmados. A Escola fará uma apresentação a partir das 11 horas, em local próximo ao Teatro Universitário.

Nesse mesmo dia, aqueles que quiserem participar da ação solidária em prol dos pacientes carentes assistidos pelo Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) poderão fazer sua doação na tenda que será montada em frente ao Teatro. Serão arrecadados alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis (infantis e geriátricas), roupas para recém-nascidos, kits de higiene pessoal e leite em pó (integral e NAN, para recém-nascidos). Todos os objetos recolhidos serão entregues à Sociedade dos Amigos do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Sahucam).

São Mateus

No dia 7 de maio, às 19 horas, o selo e o carimbo comemorativos também serão lançados no campus de São Mateus, em solenidade no Auditório Central, com a presença do reitor, Reinaldo Centoducatte, e do diretor e da vice-diretora do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Favero Filho e Ana Beatriz Brito.

Já no dia 8 de maio, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) fará uma apresentação especial no Teatro Universitário, às 20 horas.

Durante todo o ano de 2019, outras atividades acadêmicas e culturais serão realizadas em todos os campi da Ufes como parte da programação de aniversário da instituição. Os eventos serão divulgados ao longo do ano nos veículos de comunicação da Universidade.

Texto: Thereza Marinho