Evento gratuito no campus de Maruípe discute cuidados com o meio ambiente

21/06/2023 - 12:50  •  Atualizado 22/06/2023 17:35

Para celebrar o mês de conscientização sobre o meio ambiente, o programa de extensão Florescer Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), vai realizar o Junho Verde: Simpósio Saúde e Agroecologia em Foco. O evento acontecerá nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, das 8 às 16 horas, no auditório da Clínica Escola Interprofissional em Saúde (Ceis), localizado no campus de Maruípe da Ufes.

As inscrições, gratuitas e limitadas a 70 vagas, devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário on-line.

Voltado para as comunidades interna e externa da Ufes (em especial para pacientes atendidos pelas ações realizadas pela Ceis e unidades de saúde), o simpósio contará com diversas atividades que serão conduzidas por estudantes de graduação em Nutrição e Ciências Biológicas, professores e ex-professores da Ufes, nutricionistas, educador físico, pesquisadores, técnicos e consultores externos.

A programação do dia 22 terá início com uma mesa redonda, na qual será abordado o tema saúde e agroecologia. Na sequência, debates vão tratar de questões como saúde e natureza; importância da agroecologia para o meio ambiente; contribuições das plantas alimentícias não-convencionais para a segurança alimentar e nutricional; papel das abelhas nativas no meio ambiente; e saúde planetária. O primeiro dia de simpósio terminará com uma oficina de receitas artesanais com plantas medicinais.

O dia 23 vai começar com um mutirão junino na horta Florescer (localizada atrás da Ceis), seguido por oficinas de bonsai terapêutico, produção de mudas e de como utilizar plantas alimentícias não-convencionais em preparações.

Os participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Mais informações podem ser obtidas por este este e-mail ou pelo telefone (27) 3335-7253.

Texto: Adriana Damasceno, com informações do projeto Florescer Saúde