Evento discute uso de práticas integrativas na saúde integral. Inscrições abertas

15/05/2023 - 16:06  •  Atualizado 16/05/2023 18:01

Promover um espaço referenciado e técnico-científico para discussão das práticas integrativas e complementares como potencializadoras do cuidado integral, da saúde física e mental e da qualidade de vida. Este é o objetivo do Encontro de práticas integrativas e complementares: dialogando sobre saúde integral, que acontece nos dias 18 e 19, no auditório da Clínica Escola Interprofissional em Saúde (campus de Maruípe), e no dia 20, na Praça dos Namorados, em Vitória. As inscrições são gratuitas e limitadas a 75 participantes, que devem se inscrever neste link até quinta-feira, dia 18, para ter direito ao certificado.

Realizado pelo Grupo de Investigação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (iPICS), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, o evento celebra os 17 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), comemorado no dia 3 de maio. “Durante este período, foram muitos desafios e podemos dizer que os avanços aconteceram, mesmo diante da pandemia”, avalia a coordenadora do iPICS, Fabiana Gonring Xavier. O iPICS atua há sete anos.

Projetos e experiências

O encontro busca apresentar para a sociedade capixaba os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação da Ufes, com foco na saúde integral e PICS, além das experiências dos atores que aplicam essas práticas no estado. Segundo Xavier, a ideia é dialogar e refletir sobre a saúde integral e avaliar a posição do Espírito Santo em relação às práticas integrativas, discutindo formação, assistência, promoção de saúde e prevenção de agravos.

“Seguimos no intuito de buscar uma união mais sólida e a responsabilidade mútua de valorização dos profissionais capixabas que atuam na ponta. Acreditamos que nosso estado possui potencial humano com conhecimento prático, técnico e científico para colaborar na busca da melhoria da qualidade de vida e da saúde integral de toda a nossa população”, pontua a coordenadora.

O Encontro é realizado pelo iPICS em parceria com a rede PICS do Espírito Santo; o programa de extensão Florescer em Saúde: cultivando vidas; e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e Outras Drogas (Cepad) da Ufes. A Liga Acadêmica Saúde Mental com ênfase em dependência química, da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), é apoiadora do evento.

Texto: Adriana Damasceno