Evento debate inteligências artificiais aplicadas e inaugura supercomputador

14/11/2023 - 16:30  •  Atualizado 16/11/2023 15:14

O Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufes (PPGI/Ufes), promove nesta sexta-feira, 17, o I Seminário de Difusão Científica. A programação é composta por um conjunto de palestras com foco em inteligências artificiais aplicadas, área que integra as pesquisas desenvolvidas no ano de 2023 pelo instituto. O seminário é aberto ao público e será realizado no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos da Ufes (Labpetro), no campus de Goiabeiras.

O diretor do I2CA e professor emérito da Ufes, Alberto Ferreira De Souza, declara que os avanços obtidos com o uso de inteligência artificial beneficiam principalmente as indústrias. “Existe ainda um estudo crucial sobre a inteligência computacional autônoma, que é um conjunto de hardwares e softwares que conseguem monitorar o mundo, compreendê-lo e atuar sobre ele de forma independente. A partir dessa tecnologia, espera-se que as futuras máquinas, como robôs humanoides, tenham capacidades equivalentes às capacidades cognitivas humanas”, afirma.

Ao final do evento, haverá a inauguração do Supercomputador Atena, dispositivo de alto desempenho projetado para trabalhar com sistemas de aprendizado profundo, equivalentes ao Chat GPT. “O Chat GPT já possui alguns concorrentes e a nossa ideia consiste em desenvolver o Generative Pre-trained Transformer do Espírito Santo (GPT-ES), com funcionalidades próximas à do Chat. E o Supercomputador Atena é fundamental para esse projeto devido à sua capacidade de trabalhar com modelos neurais artificiais de grande tamanho e desempenho”, explica o diretor.

O I2CA recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), além de apoio privado.

Confira a programação:

13h30: Solenidade de Abertura

14h10: IA Sustentável - Artur d’Avila Garcez (Department of Computer Science at City, University of London)

14h40: Inteligências Computacionais Autônomas - Alberto Ferreira De Souza

15h: Coffee Break

15h30: Inteligência Computacional Aplicada a Veículos Multiarticulados da Indústria - Claudine Santos Baduê (PPGI/Ufes)

15h50: Inteligência Computacional Autônoma Aplicada à Operação do Alto Forno - Thiago Oliveira dos Santos (PPGI/Ufes)

16h10: Inteligência Computacional e Sensoriamento em Fibras Ópticas para Planejamento de Manutenção Preditiva de Equipamentos de Laminação e de Correias Transportadoras - Anselmo Frizera Neto (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE/Ufes)

16h30: ArcelorMittal e I2CA - Fernando José Martinelli (Gerente de Pesquisa em Processo da ArcelorMittal)

17h: Inauguração do Supercomputador Atena e visita guiada aos Laboratórios do I2CA

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista em projeto de Comunicação)