Eustáquio de Castro e Sonia Lopes iniciam gestão 2024-2028

25/03/2024 - 19:37  •  Atualizado 01/04/2024 12:30
Compartilhe
O reitor Eustáquio de Castro na cabeceira da mesa em reunião com sua equipe, juntamente com a vice-reitora Sonia Lopes.

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, iniciou neste domingo, 24, o seu mandato para o quadriênio 2024-2028. Nesta segunda-feira, 25, em seu primeiro dia no Gabinete da Reitoria, o reitor participou, junto com a vice-reitora, Sonia Lopes, de reunião com um grupo de trabalho que está atuando na organização de ações de solidariedade para ajudar servidores, estudantes e a população do sul do Espírito Santo que sofreram perdas materiais. A cidade de Alegre, onde a Ufes tem um campus universitário, é uma das que foram afetadas pelas chuvas do último fim de semana.

Nomeado na última quarta-feira, 20, por meio de portaria assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para início do mandato no dia 24, o reitor está organizando sua equipe de gestão e fazendo os encaminhamentos de rotina do Gabinete. Nesta segunda, ele e a vice-reitora Sonia Lopes enviaram uma carta a toda a comunidade universitária reafirmando que o projeto da nova gestão da Ufes “é mantê-la no percurso em direção ao seu fortalecimento e aperfeiçoamento, tornando-a ainda mais conectada com a sociedade e com suas demandas, mais inovadora, referência em ensino, pesquisa e extensão de qualidade, socialmente referenciada e comprometida com a inclusão social e a defesa dos direitos humanos”. Leia abaixo a carta na íntegra.

Professor titular da Ufes, Eustáquio atua como docente, desde 1992, no Departamento de Química. Iniciou sua formação acadêmica no curso de Licenciatura em Química, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 1985, concluiu o mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1989, e, em 1996, doutorou-se pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2003, realizou estágio pós-doutoral na UFMG. Atualmente, é pesquisador nível 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em sua trajetória na Universidade, já exerceu os cargos de diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE) durante quatro anos e de pró-reitor de Administração.

Sônia Lopes Victor é professora titular, da Ufes no Centro de Educação da Ufes, onde atua como docente desde 1994, vinculada ao Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 25/09/2021), na linha de Educação Especial e Processos Inclusivos, é formada em Pedagogia pela Ufes, com Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem dourado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), além de pós-doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Integra a Rede Nacional de Pesquisadores em Educação Especial, no Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), a Coordenação Colegiada do Fórum Permanente de Educação Inclusiva do Espírito Santo (FPEI-ES) e o Fórum Nacional Popular de Educação do ES. 

Carta à comunidade universitária

Com muita alegria e disposição, iniciamos ontem, dia 24 de março, o mandato que nos foi confiado pela comunidade universitária para o exercício da gestão 2024-2028 da Ufes. É uma missão que vamos cumprir dentro do maior espírito público e do interesse institucional. Transparência, diálogo e cooperação nortearão nossa ação à frente da Reitoria, cargo que assumimos com muita honra e confiança de que, junto com a comunidade universitária, poderemos promover importantes realizações.

Nosso projeto à frente da Ufes é mantê-la no percurso em direção ao seu fortalecimento e aperfeiçoamento, tornando-a ainda mais conectada com a sociedade e com suas demandas, mais inovadora, referência em ensino, pesquisa e extensão de qualidade, socialmente referenciada e comprometida com a inclusão social e a defesa dos direitos humanos.

As universidades são importantes instrumentos de promoção do desenvolvimento social em seus mais diversos aspectos, guiadas pelos mais elevados valores humanos e pela busca constante do conhecimento. É nelas que são formados profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a construção contínua de um mundo melhor. É também nas universidades que se produz o conhecimento necessário para a melhoria da vida das pessoas. No Brasil, as universidades respondem por mais de 90% da pesquisa científica, que depois se transforma em produtos e serviços para toda a sociedade. Não poderíamos deixar de mencionar os serviços que são oferecidos às mais diversas comunidades por meio da extensão universitária, que têm sido de grande relevância para a melhoria imediata da vida das pessoas.

A Ufes é hoje um importante componente do sistema federal de educação superior, ocupando um lugar de destaque entre as 69 universidades existentes. Nosso desejo é fazer com que ela galgue posições ainda melhores, por isso o projeto é promover condições para que nossa Universidade desenvolva de forma equânime todas as suas áreas de conhecimento, todas as suas unidades e campi, e que seja igualmente acolhedora dos seus três segmentos - docentes, técnicos-administrativos e estudantes.

Também estamos atentos aos desafios contemporâneos que precisam ser enfrentados interna e externamente às universidades, que vão desde a necessidade de termos capacidade para viabilizar a condição de financiamento da nossa instituição; a promoção de políticas que permitam à nossa Universidade cumprir com sua metas de inclusão social em todos os níveis; ao compromisso que temos com o desenvolvimento social, buscando soluções para os problemas que nos afetam contemporaneamente. Como exemplo, citamos as questões ambientais, que nos exigem produção de conhecimento para que não se repitam tragédias como a que estamos vivenciando hoje, no sul do Espírito Santo.

Iniciamos aqui nosso percurso com foco nos valores que nos orientam desde o momento em que nos colocamos à disposição para ocupar a Reitoria da Ufes, submetendo nossos nomes à consulta realizada à comunidade universitária realizada no ano passado e referendada pelos Conselhos Superiores: mantermos nossa universidade pública democrática, laica, que assegure, em suas práticas e produção acadêmica, o exercício dos direitos humanos e sociais, a liberdade associada à igualdade e à justiça, a segurança e o bem-estar, de forma fraterna, pluralista e livre de qualquer preconceito.

Esperamos contar com o apoio e a colaboração dos três segmentos da nossa comunidade universitária, dos diretores de centros, dos conselheiros das instâncias superiores da Ufes e, também, dos nossos parceiros que têm um histórico de apoio ao desenvolvimento da Universidade. De forma coletiva, solidária e propositiva, vamos construir juntos os melhores caminhos para a Ufes durante a nossa gestão.”

Eustáquio de Castro
Reitor

Sonia Lopes
Vice-reitora

 

Categorias relacionadas