Eustáquio de Castro é nomeado reitor da Ufes

20/03/2024 - 11:14  •  Atualizado 20/03/2024 15:48
Texto: Thereza Marinho
Foto do reitor eleito da Ufes, Eustáquio de Castro, sorrindo.

O professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, foi nomeado reitor da Ufes para o quadriênio 2024-2028. A nomeação, feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada nesta quarta-feira, 20, no Diário Oficial da União, e o mandato do novo reitor tem início no dia 24 de março.

A nomeação da vice-reitora eleita, a professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Sonia Lopes, é realizada pelo reitor, após o início do seu mandato.

Com a nomeação do professor Eustáquio de Castro, a Presidência da República respeitou o processo de escolha realizado pelo Colégio Eleitoral da Ufes, composto pelos três conselhos superiores, no dia 11 de dezembro de 2023. Na ocasião, por votação secreta, os membros do Colégio escolheram os nomes para compor a lista tríplice, a ser encaminhada ao Ministério da Educação, com os nomes dos professores indicados aos cargos de reitor/reitora e vice-reitor/vice-reitora da Universidade para os próximos quatro anos. O professor Eustáquio de Castro recebeu 53 dos 60 votos possíveis para o cargo de reitor, ao passo que a professora Sonia Lopes, candidata a vice-reitora na mesma chapa, obteve 51 votos, sendo os mais votados para ocuparem os cargos pleiteados.

A maioria de votos obtida por Eustáquio de Castro e Sonia Lopes confirmou o resultado da primeira etapa do processo de definição dos ocupantes dos cargos de reitor e vice-reitor, que foi a pesquisa eleitoral feita na comunidade universitária, no dia 8 de novembro, na qual a chapa formada pelos dois professores recebeu 53,9% dos votos válidos.

Perfil

Eustáquio de Castro é pós-doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e professor associado do Departamento de Química da Ufes desde 1992. Em maio de 2021, assumiu o cargo de vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), e desde 2012 é coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (Labpetro), que tem como objetivo realizar pesquisas científicas e tecnológicas, além de serviços nas áreas de petróleo, gás e biocombustíveis.

Em sua trajetória na Universidade, o reitor nomeado já exerceu os cargos de diretor do CCE durante quatro anos, e de pró-reitor de Administração na gestão do ex-reitor Reinaldo Centoducatte.

Foto: Ana Oggioni

Categorias relacionadas