Estudantes fazem campanha para doar sutiãs com próteses a mulheres com câncer de mama

26/10/2022 - 10:38  •  Atualizado 27/10/2022 16:33

Os estudantes de Medicina da Ufes estão em campanha até o dia 15 de novembro para arrecadação de recursos visando à compra de sutiãs com próteses adaptadas, a serem doados para mulheres que passaram por mastectomia (procedimento cirúrgico para retirada parcial ou total das mamas) após o diagnóstico de câncer.

Com o nome Chapola pela vida: outubro rosa, a campanha é uma promoção da Associação Atlética Acadêmica de Medicina da Ufes (Chapola MedUfes), da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Ufes (Ligoes) e do Diretório Acadêmico de Medicina da Ufes (Damufes), com apoio do projeto Quanto Antes Melhor, da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), e do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam). A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa – um movimento internacional de conscientização para controle, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os sutiãs com prótese serão destinados às pacientes em acompanhamento médico no serviço de mastologia do ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Hucam. Atualmente, a unidade atende a mais de cem pacientes por semana. Muitas dessas mulheres não dispõem de recursos financeiros para a compra do sutiã especial, que deve ser utilizado logo após a cirurgia.

Esse é o terceiro ano da campanha, que visa devolver a autoestima às mulheres mastectomizadas. “Nos dois últimos anos, a campanha foi sucesso total, ajudando inúmeras pacientes. Muitas relatam que o recebimento do sutiã foi um divisor de águas para elas. Neste ano, queremos que mais pacientes ainda possam ter essa oportunidade” afirma a estudante Beatriz Nicoli, diretora da Atlética. Em 2021, a arrecadação possibilitou a compra e doação de 50 sutiãs.

Como doar

Para participar da campanha, basta doar qualquer valor pelo aplicativo PicPay (@chapolapelavida) ou por transferência via Pix (chave: CPF 126.341.537-75). As doações podem ser feitas até 15 de novembro. Mais informações estão disponíveis no Instagram @chapola.medufes e @ligoes.ufes.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de doença mais frequente nas mulheres e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. Mulheres que não tiveram filhos ou os tiveram após os 35 anos, apresentem idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, excesso de peso ou tenham histórico familiar pertencem ao grupo de risco para o desenvolvimento da doença.

Os principais sinais de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes