Estudantes de Psicologia da Ufes são premiados na 53ª Reunião da SBP

Os estudantes de Psicologia Laura Medeiros e Lênio de Souza (foto) conquistaram o segundo lugar na premiação de paineis apresentados durante a 53ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. Laura é bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) 2022-2023 e Lênio atuou como voluntário.

Sob orientação do professor do Departamento de Design da Ufes e coordenador do Grupo de Pesquisa em Formalizações Matemáticas da Cognição e Design (Forma), Hugo Cristo, o projeto intitulado Análise de modelos computacionais de fenômenos da Psicologia Social: cooperação, altruísmo, segregação e aprendizagem recebeu o Prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten, entregue no final de outubro aos concorrentes da categoria "graduação".

A premiação de paineis é destinada aos melhores trabalhos nas categorias "graduação", "mestrado" e "doutorado". “Ficamos muito felizes. São raras as pesquisas nessa área no Brasil. Então, essa premiação é um incentivo para que outros trabalhos de inovação sejam feitos na graduação e na pós-graduação, explorando essas novas possibilidades para a área de psicologia”, afirmou Cristo.

Segundo o professor, o trabalho dos estudantes foi analisar modelos computacionais feitos com base na linguagem de programação NetLogo, para aplicação em estudo de fenômenos da psicologia social como cooperação, altruísmo, aprendizagem, e segregação em grupos sociais. “Muita coisa que se estuda em psicologia social poderia ter a tecnologia, os recursos computacionais como suporte. Fazer, por exemplo, simulações de uma relação de conflito no computador e investigar o fenômeno”, explica Cristo. Ele acentua que essa tecnologia pode ser aplicada de maneira didática no ensino da psicologia na graduação e na pós-graduação.

Até o próximo ano, a equipe do projeto desenvolverá novos modelos a partir da experiência acumulada. A proposta é a produção de dois modelos computacionais pela equipe da Ufes.

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Divugação

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)