Estudantes de Enfermagem desenvolvem projetos de intervenção em comunidades

15/02/2023 - 17:33  •  Atualizado 17/02/2023 18:37

Sete projetos de intervenção na área de enfermagem realizados nas comunidades atendidas pelas Unidades de Saúde (US) de Maruípe, Bairro da Penha, Santo Antônio, Consolação, Resistência e São Cristóvão. Esse foi o resultado da disciplina Estágio Curricular I, cursada pelos estudantes do 7º período de Enfermagem da Ufes no segundo semestre letivo de 2022, que está se encerrando neste mês de fevereiro.

Os projetos de intervenção são ações que visam integrar o ensino da Universidade, o serviço prestado nas US e as comunidades atendidas. “A cada semestre, os alunos do 7º período entram no estágio e estruturam projetos de acordo com as demandas de cada Unidade Básica de Saúde. O resultado prático é a melhora da qualidade da assistência de enfermagem para os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], e maior interação entre alunos, professores e enfermeiros, uma vez que o projeto é pactuado junto com os preceptores, que são os enfermeiros das unidades de saúde”, explica a coordenadora da disciplina, Carolina Sales.

Ela destaca que tal experiência é fundamental para os estudantes, que desenvolvem o projeto de intervenção; para o profissional de saúde, o qual muitas vezes não tem tempo para fazer esse trabalho; e para a comunidade, que tem a melhora na assistência em enfermagem. “Além disso, reforça o vínculo entre ensino, serviço e comunidade”, afirma a professora.

Nesse segundo semestre letivo de 2022, foram desenvolvidos os seguintes projetos de intervenção:

• - Campanha de vacinação da poliomielite oral: desafios para o aumento da cobertura vacinal em uma unidade de saúde no município de Vitória (US Maruípe);
  • - Planejamento familiar: contracepção de homens e mulheres usuários de uma unidade de saúde do município de Vitória-ES (US Maruípe);
  • - Atualização do cadastro de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus no território da US Bairro da Penha (US Bairro da Penha);
  • - Construção e implementação de instrumento para consulta de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (US Santo Antônio);
  • - Implementação de tecnologia cuidativo-educacional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (US São Cristóvão);
  • - Monitoramento da periodicidade dos exames relacionados à saúde da mulher e/ou homem trans na atenção básica (US Resistência);
  • - Construção coletiva do mapa inteligente no território de saúde: um relato de experiência (US Consolação).

A apresentação dos projetos aconteceu no último dia 3, durante o II Encontro do Estágio Curricular de Enfermagem na Atenção Primária, realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Maruípe.

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Leonardo Silveira - Prefeitura Municipal de Vitória