Estudantes de Arquitetura da Ufes estão entre os vencedores em concurso nacional

12/11/2020 - 17:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:16
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Quatro estudantes da Ufes, em parceria com um estudante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ficaram entre os vencedores do Concurso de Ideais Casa Sustentável – Cidade Sustentável, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). Os ganhadores concorreram com cerca de 400 propostas enviadas por profissionais e estudantes de todo o Brasil.

A ideia do concurso, cujo edital para estudantes foi lançado em agosto, era desafiar universitários de todo o país a criar, inovar e propor soluções arquitetônicas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, colaborando para uma sociedade mais saudável e segura durante o convívio em quarentena, além de pensar novas formas de vivência que se farão necessárias para a vida urbana no pós-pandemia.

Dentre as categorias, estavam Cidade Saudável; Espaços Públicos; Equipamentos Públicos; Trabalho Saudável; e Casa Saudável. Pâmela Lira, Giovanna Piassi, Lara Perin e Vândila Lima, representando a Ufes, e Felipe Pereira, da UFPel, formaram uma das cinco equipes campeãs na categoria Espaços Públicos, na qual eram aceitas propostas de novos parques, praças, ruas e mobiliários urbanos ou estratégias de adaptação para os espaços existentes. Como prêmio, os estudantes (todos do 6º período) receberam R$ 1 mil em dinheiro.

“Participar do concurso foi importante não só pela relevância da temática, visto que é algo tão atual e urgente de forma global, mas também pela interação entre vivências e visões diferentes, que enriqueceram o processo e colaboraram com o conceito do projeto”, descreve Lara Perin.

Nova realidade

Giovanna Piassi analisa que a pandemia da COVID-19 fez com que a população passasse a ter de conviver com uma série de mudanças comportamentais e de higiene, bem como de isolamento social, na tentativa de controlar o contágio: “Essa nova realidade cria uma série de necessidades, evidencia outras, acelera processos que estavam em andamento e gera inquietações relacionadas ao ambiente em que se vive, tanto no lar como na cidade”.

O projeto desenvolvido pela equipe apoia-se na ideia de que o mobiliário urbano deve se adequar às necessidades do meio e ao modo de vida necessário àquele momento. “Propusemos um módulo que, além de ser resiliente, colabora com um uso adaptativo para um modo de vida com medidas mais restritivas ou não, tendo assim a capacidade de se adequar, buscando a flexibilidade que uma estrutura modular permite e que o ambiente onde será inserido suporte”, explica a estudante.

Multifuncionalidade

Para Pâmela Lira, o acolhimento das diversidades dos usuários, a utilização de recursos naturais para reaproveitamento e a facilidade operacional na montagem e na ampliação são pontos fundamentais para um mobiliário urbano.

Com isso em mente, a equipe buscou uma forma menos convencional, que possibilitasse a criação de encaixes, caracterizando a multifuncionalidade. Assim, os universitários desenvolveram ponto de ônibus, lavatório, bicicletário, lixeira, mesa e banco (foto principal). “Partiu-se da ideia de criar uma parada de transporte que englobasse todos os demais módulos e que, a partir desse, pudessem ser criados modelos ainda maiores, levando em consideração o local a ser implantado”, ressalta.

Conforme previsto no edital do concurso, os aspectos e a realidade do Rio Grande do Sul, como clima, cultura e materialidade, deveriam ser pontos considerados no projeto. Dessa forma, os universitários escolheram materiais que respeitassem e dialogassem com o clima temperado, característico da região.

O resultado é uma estrutura metálica, leve e de fácil e rápida montagem, que, segundo os estudantes, proporciona um aspecto moderno ao projeto, com o uso de chapa de aço perfurada e de madeira, que proporciona baixa variação térmica, tornando a estrutura atrativa e aconchegante, mesmo nos dias frios.

“Como nosso primeiro concurso, a gente queria participar pela própria experiência mesmo. Estávamos orgulhosos do trabalho desenvolvido, e ganhar foi uma validação do que idealizamos. Ficamos muito felizes, e o reconhecimento é muito bom”, finaliza Lara Perin.

O resultado foi divulgado no dia 6 de novembro, em cerimônia ao vivo transmitida pelo Facebook do CAU/RS. Os outros projetos vencedores em todas as categorias podem ser conhecidos no site http://concursoestudantes.caurs.gov.br/resultados/.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho