Estudante da Ufes é finalista no prêmio nacional Universitário do Ano

30/06/2021 - 10:36  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

Líder do Time Enactus Ufes Vitória, a aluna de Engenharia de Produção Brenda Bastos está entre os 10 estudantes finalistas da edição 2021 do prêmio Universitário do Ano, promovido pela Enactus Brasil, em parceria com a DSM, empresa global que atua em saúde, nutrição e vida sustentável. Contando com inscritos de 12 diferentes estados do país, a premiação busca reconhecer trajetórias exemplares e esforços de universitários ligados à rede Enactus que se destacaram ao longo do ciclo 2020-2021. Esta é a primeira vez que a Ufes tem um representante entre os finalistas da seleção.

A Enactus é uma organização mundial dedicada a inspirar estudantes de graduação a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora e está presente em 37 países. Brenda Bastos representa o Time Enactus Ufes Vitória, que tem integrantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe. A discente foi selecionada para o Top 10 por ter atendido aos critérios de liderança consciente (utilização da liderança para influenciar a equipe a obter melhor performance e conseguir mais resultado de impacto positivo, além do respeito e admiração por colegas, professores e comunidades dos projetos Enactus); paixão; engajamento; colaboração; e criação de valor (avaliação do impacto da performance individual na organização e em seus públicos-alvo, trazendo resultados positivos de impacto nas pessoas e no planeta).

Mobilização

Os 10 finalistas gravaram vídeos de até 30 segundos, apresentando as ações desenvolvidas e a seriedade do trabalho desempenhado no período de 2020 a 2021. No material, os estudantes deveriam responder à questão: De que forma você está gerando ação de mudança no mundo?

O material será avaliado levando-se em conta coerência e alinhamento; clareza; desenvoltura; e mobilização, critério que analisa a força mobilizadora do estudante, considerando-se o número de curtidas, comentários e compartilhamentos do vídeo nas redes sociais da Enactus Brasil. O público tem até as 14 horas do dia 6 de julho para engajar o vídeo preferido.

Em seu vídeo (clique aqui para assistir), Brenda Bastos afirma que, com metas claras e propósitos alinhados, é possível construir pontes e possibilidades que permitam impactar a sociedade por meio de projetos. “Busquei mostrar que a mudança no mundo acontece mudando a forma como o Time trabalha”, sintetiza.

Para a finalista, a participação da comunidade universitária, auxiliando no engajamento do vídeo produzido por ela, vai mostrar a força da Ufes: “Compartilhem, curtam e comentem bastante. Através do apoio de cada um conseguiremos levar o nome do Espírito Santo e da nossa Universidade para uma posição de destaque no cenário de empreendedorismo social e liderança no Brasil”.

Reconhecimento

Coordenador do projeto Enactus Ufes Vitória, o professor do Departamento de Engenharia de Produção Wander Demonel disse ter recebido com entusiasmo e satisfação a indicação da líder da equipe ao prêmio Universitário do Ano, por considerar um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Brenda Bastos e pelo Time. “A Brenda sempre demonstrou ser uma pessoa muito comprometida com a equipe, com os objetivos do projeto, engajada, líder e apaixonada pelo que faz. Acredito que essa indicação possa estimular outros estudantes da Ufes a se interessarem ainda mais por projetos de extensão com essas características, pessoas com perfil empreendedor, comprometidas e altamente motivadas em criar um mundo melhor a partir de ações de empreendedorismo social”, destaca.

Os nomes dos três candidatos que tiverem os vídeos com melhores avaliações serão revelados em 9 de julho e eles estarão, automaticamente, classificados para a próxima fase, que consiste em produção de uma carta de motivação. No texto, os Top 3 deverão escrever sobre sua história, atitudes e atividades desenvolvidas dentro e fora do Time Enactus, as quais justificam o merecimento do título. O vencedor será conhecido em 21 de julho.

O Universitário do Ano será homenageado durante cerimônia de premiação no evento nacional Enactus Brasil 2021 e o estudante receberá um investimento financeiro no valor de até R$ 5 mil para auxiliar no seu aprendizado e na sua trajetória empreendedora.

Texto: Adriana Damasceno