Espaço Empreendedor Ufes lançará chamada para projetos de inovação em setembro

31/08/2022 - 12:09  •  Atualizado 01/09/2022 12:55

O Espaço Empreendedor Ufes, instalado no campus de Goiabeiras, lançará no mês de setembro chamada para mais cinco projetos de inovação com base científica e tecnológica. A proposta foi anunciada na tarde desta terça-feira, 30, durante a abertura oficial do espaço (foto), em solenidade presidida pelo reitor Paulo Vargas.

Na ocasião, foram assinados contratos com 11 startups, criadas e selecionadas para o desenvolvimento de projetos de incubação de empreendimentos. A previsão da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), que coordena o Espaço Empreendedor, é de que outras chamadas sejam lançadas no próximo ano, abertas para toda a sociedade capixaba, totalizando 25 projetos de pesquisa e inovação.

Outra proposta que está sendo construída pela DIT é a criação de espaços empreendedores também nos campi de Maruípe, em Vitória; de Alegre, no sul do estado; e de São Mateus, no norte capixaba. Além do reitor, participaram da cerimônia o vice-reitor Roney Pignaton; o diretor da DIT, Anilton Garcia; pró-reitores e gestores da Universidade; além de professores, técnicos em educação e estudantes. Também estiveram presentes representantes de instituições parceiras ao projeto, como a diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel; o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Luiz Henrique Toniato; e o presidente da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), Luciano Moura.

“A abertura deste Espaço Empreendedor é muito significativa para a Universidade, porque envolve a nossa comunidade acadêmica em torno de projetos que apontam para soluções inovadoras com reflexos na sociedade”, pontuou o reitor Paulo Vargas. Ele destacou que o empreendedorismo associado à inovação científica e tecnológica está priorizada na agenda da Universidade e que a pauta está contemplada nos projetos acadêmicos das diferentes áreas do conhecimento.

O vice-reitor Roney Pignaton, por sua vez, ressaltou que a Administração Central da Ufes está acelerando a construção do projeto, que pretende estender o Espaço Empreendedor para os demais campi. “Queremos consolidar a cultura da inovação em toda a Universidade, em sintonia com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)”, acentuou.

Texto e foto: Superintendência de Comunicação da Ufes