Escola de Estudos Críticos promove curso sobre a Comuna de Paris neste sábado, 11

O projeto de extensão Escola de Estudos Críticos realiza neste sábado, 11, das 8 às 18 horas, o curso de formação política A Comuna de Paris de 1871: ensinamentos e limites do primeiro governo dos trabalhadores. A palestrante será a assistente social e formadora do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), Cilene Gadelha.

A Comuna de Paris, que em 2021 completa 150 anos, foi a primeira experiência política de poder dos trabalhadores, que impactou internacionalmente o movimento operário. Por isso, a importância do estudo dessa experiência, de suas lições e de seus limites para a formação política dos trabalhadores.

O curso é gratuito e será realizado por webconferência. Os interessados podem se inscrever por meio do link https://forms.gle/6TMuPC1N7VJ4QetA9. O material para estudos será encaminhado aos inscritos por e-mail e, ao final, os participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Dúvidas e outras informações podem ser encaminhadas para o e-mail estudoscriticos.es [at] gmail.com.

Experiência histórica

Segundo os historiadores, a Comuna de Paris foi considerada a primeira experiência histórica de governo popular. Por 71 dias, entre março e maio de 1871, os membros da Comuna - trabalhadores e membros de classes populares da França e de outros países - governaram a capital francesa de uma forma totalmente distinta dos demais governos existentes à época.

Foi a primeira experiência de governo dos trabalhadores e cujas formas de organização não decorreram de elaborações teóricas, mas sim de práticas desenvolvidas em consonância com o que se conhecia e com os objetivos que se pretendia alcançar.

Apesar do curto período de existência, a Comuna de Paris esteve na memória coletiva do movimento operário, tendo sua experiência influenciado vários processos revolucionários posteriores, como a Revolução Russa de 1917, a Revolução Alemã (1918-1919), a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), o Maio de 1968 na França e a Revolução Portuguesa (1974-1975).

O projeto de extensão Escola de Estudos Críticos realiza cursos gratuitos de formação política para a comunidade.

Texto: Jorge Medina

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)