‘Erros na cultura digital’ é tema de aula inaugural no Centro de Artes nesta sexta, 16

15/09/2022 - 12:21  •  Atualizado 16/09/2022 11:08

Como parte dos eventos de recepção dos estudantes, o Centro de Artes (CAR) da Ufes vai realizar, na manhã desta sexta-feira, 16, uma aula inaugural ministrada pelo professor André Lemos, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). Com o tema Erros na cultura digital, a aula vai acontecer no auditório do CAR (campus de Goiabeiras), com transmissão simultânea pelo canal do Centro de Artes no YouTube, a partir das 9 horas.

Pioneiro nos estudos sobre cultura digital, André Lemos é autor de 16 livros acadêmicos e cinco obras de ficção. Seus trabalhos teóricos abordam temas como cultura do compartilhamento, inteligência artificial, cidades inteligentes, plataformização da vida, redes sociais, internet das coisas, análises de controvérsias e big data, buscando demonstrar os impactos desses fenômenos nas linguagens artísticas, nos espaços urbanos e nos processos comunicacionais. “É, sem dúvida, a maior referência nos estudos de cibercultura do Brasil”, avalia o professor do CAR Fábio Malini, que mediará a aula inaugural.

Para a diretora do Centro de Artes, Larissa Zanin, embora André Lemos tenha uma pesquisa bastante aprofundada sobre cultura digital e traga para o evento seus estudos mais atuais sobre o assunto, “a perspectiva é que seja uma aula com a temática mais ampliada, de modo a atender a todos os cursos do CAR”.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes